segunda-feira, 20 de maio de 2024

 

À VANDA - NOSSA ETERNA GUERREIRA

Como todas as guerreiras, a Vanda terá, junto com o Prof. João Batista, o Prof. Nilson, e outros/as tantos/as que lutaram por uma educação pública melhor, um lugar garantido no Pantheon dos heróis no infinito do cosmos. Sim, pois é lá que estão todos/as que não limitaram esforços para tentar por fim a tantas injustiças cometidas por nossos representantes, muitos destes, pasmem eleitos com votos dos/as próprios/as educadores/as, iludidos/as nas promessas de campanha, de educação, de saúde, de segurança, entre outras, como suas prioridades.

Mas a Vanda, a Vanda jamais caiu nesses discursos fáceis, pois possuía uma capacidade enorme de compreender a conjuntura da nossa sociedade e tomar posições muito claras aquilo que era melhor para a categoria e o conjunto da sociedade. Lembro das muitas falas do Prof. Nilson, que dizia que a Vanda era um diamante bruto, lentamente lapidado, dia após dia, nas suas jornadas de lutas. O que eu mais me impressionava era o respeito atribuído a Vanda por parte do “velho guerreiro”, como era conhecido o Prof. Nilson, do Prof. Celso, da Profª. Elisa, da Profª. Bernadete Proença, da Profª. Red, da Profª. Teresinha, da Profª. Neusa,  da Profª. Ana Quine, da Profª. Joaninha, da Profª Tânia, da Profª Quinha, do Prof. Marcelo, enfim, um imenso batalhão de guerreiros e guerreiras que atuaram junto com a Vanda.

Fico feliz e sempre agradeço ao universo de ter tido a chance de conhecer a Vanda e por muitos anos compartilhado com ela momentos bons e ruins no interior do nosso sindicato, instituição que ela tanto amava, que tanto ajudou a construir e se tornar tão respeitado em todas as regiões do nosso estado.  Embora sendo uma época de precariedades, dificuldades de locomoção, estradas ruins para visitar os companheiros filiados e demais profissionais da educação, conseguíamos cumprir com o nosso dever de informar e mobilizar a categoria para tantas lutas, claro que com a presença sempre atuante da Vanda.  

O fato é que a Vanda era muito mais que uma Secretária do Sinte, função da qual cumpriu com tanto zelo, maestria e competência. Lembro que quando visitávamos as escolas, muitas vezes somente nós dois, sua presença sempre era motivo pausa nas aulas do professores, pois todos/as queriam ouvi-la, principalmente os agentes de serviços gerais, categoria essa representada por ela. Nas assembléias e congressos do Sinte, era impensável não estar presente a Vanda. Nos instantes de sua fala sempre havia um profundo silêncio para ouvi-la, pois seu discurso era muito original, contundente, com forte penetração nos ouvidos e corações dos/as que estavam presentes.

Para quem conheceu um pouco da sua jornada de vida, de militância sindical e política, a Vanda sempre se mostrou como uma intelectual orgânica, ou seja, uma pessoa forjada nas lutas do dia a dia. A Vanda sabia que a educação era a única forma de transformação individual e social. Ficamos muito orgulhosos/as dela quando concluiu o ensino médio e posteriormente a licenciatura em história. Isso mesmo, a Vanda, já com seus quase sessenta anos acreditava muito em sua potencialidade, pois sabia que somente com a educação lhe seria assegurada e para muitos do seu grupo relações, condições melhores de vida.

Claro que isso é um resumo, do resumo de uma trajetória de vida da Vanda que sem duvida preencheria dezenas de páginas de um robusto livro autobiográfico. A Vanda foi embora, mas ficará para sempre no coração e na memória daqueles que a conheceram e conviveram com ela. Permanecerão os seus ensinamentos, a sua garra, o seu real e profundo amor à família, aos filhos/as, aos netos/as adorados/as dos quais sempre esteve presente, direcionando-os/as suas vidas. Vá em paz minha adorável companheira de tantas e incansáveis batalhas, que a sua historia de vida e luta possa inspirar outras tantas Vandas, Marias, Joãos, somente assim teremos certeza que teremos uma sociedade mais justa e igualitária. Até breve minha querida, que as boas energias do universo lhe assegurem paz e luz no seu descanso eterno.

Prof Jairo Cesa                

Um comentário:

  1. "Jairão", parabéns por tuas belas e merecidas palavras direcionadas a nossa querida "Vandinha", como eu a chamava! Seu percurso nesta vida foi curto mas de uma tremenda profundidade e consistência, deixando bons exemplos a todos nós! Te amo!

    ResponderExcluir