domingo, 17 de outubro de 2021

 

CIDADES SUSTENTÁVEIS: ARARANGUÁ SEGUE NA CONTRAMÃO DO TOP 100 GLOBAL GREEN DESTINES

Enquanto Forquilhinha e Orleans, cidades do sul de Santa Catarina, estão entre os 100 melhores destinos no mundo, Araranguá, com todo o potencial paisagístico e patrimonial material/imaterial não conseguiu sequer se inserir ao projeto Geoparque Caminho dos Canyos. A escolha dessas duas cidades do extremo sul, junto com Itá, Bombinhas e outras quatro brasileiras, ocorreu à partir de um evento online anual conhecido como Global Green Destines, ou Top 100 Destination Sustainability Stories), sendo essa a sexta edição, cuja sede fica na Holanda.

Vários aspectos são avaliados nas cidades concorrentes, desde destinos com histórias inovadoras e eficazes de turismo sustentável, as boas práticas de gestão. O que levou Forquilhinha obter a certificação foram ações envolvendo a população em mutirões de limpeza em parceira com o poder público. Já Orleans, o motivo da indicação foi uma ação envolvendo mulheres, batizado de Guardiães das Montanhas. Esse movimento nasceu quando empresas mineradoras se articulavam para a extração de carvão mineral no município.

Essa atividade poderia comprometer em absoluto os recursos hídricos e o patrimônio paisagístico e cultural da região. Frente a isso, mais de cem mulheres se organizaram e promoveram uma caminhada até as encostas das escarpas da serra geral, dentro dos limites do território de Orleans.  A finalidade da caminhada foi sensibilizar a população e as autoridades sobre os reais impactos provenientes da mineração de carvão nas paisagens e ao turismo sustentável, sendo esse último um dos grandes potenciais econômicas do município.

A conquista da certificação de Top 100 das quatro cidades catarinenses quem sabe poderá inspirar outras tantas à execução de projetos similares e com reais possibilidades de serem contempladas nos próximos anos. Mais uma vez o município de Araranguá, com todo seu extraordinário potencial paisagístico, geocológico e histórico, lhe credenciaria como um virtual contemplado. Entretanto, tal expectativa mostra-se tênue considerando o histórico do município na execução projetos para dinamizar o turismo.

Até o momento nenhum gestor público teve a ousadia de construir um programa de Estado sólido nesse segmento que, independente do gestor ou partido que assumisse o posto de administrador público, fosse dado continuidade. Na realidade, o que é hábito no município é o administrador eleito, quando não é do mesmo partido ou grupo que o antecedeu, se esquivar ou se omitir com os projetos ou ações já iniciados e que comprovam ter importante relevância ao desenvolvimento do município.

Exemplos são os que faltam. Um deles são  os decretos que criaram em 2016 três unidades de conservação no município de Araranguá. Esse extraordinário acontecimento histórico e outras demandas já executadas como o Roteiro Geoecológico, que inclui as comunidades de Morro dos Conventos, Morro Agudo, Ilhas e Barra Velha, são mais que suficientes para o município obter a certificação de Top 100.

Atualmente o público que viaja se mostra criterioso quanto aos destinos escolhidos. O turismo sazonal ou de férias vem perdendo progressivamente essa hegemonia. Poucos preferem ficar uma semana ou mais dias num único lugar sem desbravar outros destinos. Virou hábito o publico viajante consultar roteiros de destinos escolhendo municípios ou regiões que apresentam potencialidades diversas.       Praia Grande, Orleans, Nova Veneza, Laguna, entre outros municípios do sul de Santa Catarina, a cada ano estão tendo forte incremento no seu PIB graças ao turismo.

Se enumerarmos os atrativos turísticos oferecidos por esses municípios comparado com o que poderia oferecer Araranguá, disparadamente nossas opções são muito maiores. No entanto, pecamos pela falta de planejamento e de políticas públicas contínuas nesse segmento. A falha, porém, começa na inexistência de uma secretaria de turismo, que junto com a da administração atuariam como carros chefes na elaboração e execução de projetos. 

Prof. Jairo Cesa        

 

https://www.sc.gov.br/noticias/temas/turismo/com-quatro-das-oito-cidades-certificadas-no-pais-santa-catarina-entra-em-lista-mundial-de-destinos-sustentaveis

https://orleansviva.com.br/imagens/

https://greendestinations.org/programs-and-services/top-100-destinations/#top-100-list

https://greendestinations.org/brazil-orleans-viva-movement-guardians-of-the-coast/

https://greendestinations.org/wp-content/uploads/2021/09/Forquilhinha-Brazil-Cleaning-effort-as-volunteer-work.pdf

https://greendestinations.org/wp-content/uploads/2021/09/Orleans-Brazil-Orleans-Viva-Movement-%E2%80%93-Guardians-of-the-Coast.pdf

.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário