domingo, 20 de junho de 2021

 

19 DE JUNHO DE 2021 - O POVO VAI ÀS RUAS CONTRA AS ABERRAÇÕES DE UM GOVERNO GENOCIDA


Foto Jairo - calçadão de Araranguá


No dia em que o Brasil alcançou a triste marca de quinhentas mil mortes em decorrência da COVID 19, expressiva parcela da população saiu às ruas indignadas, gritando FORA BOLSONARO. É importante frisar que não foram unicamente às milhares de mortes contabilizadas os únicos móvitos das mobilizações, são vastas as listas que credenciam o atual presidente como um dos piores da história desde a proclamação da republica. O fato é que Araranguá não ficou alheia dessa demonstração de perplexidade e revolta, cujas ruas da cidade revelaram com centenas de manifestantes.

É claro que muitos, muitos cidadãos e cidadãs dessa “pacata” cidade gostariam de terem estado ali protestando, expondo sua revolta, raiva por viverem em um país governado por um genocida, que reverencia torturadores e incita o fascismo. Sabemos que o medo ainda é um ingrediente perverso que neutraliza milhões de pessoas no Brasil. Viver em uma cidade ou mesmo sair às ruas com faixas, bandeiras, cartazes, contra um presidente, no qual arrebanhou mais de 70% dos votos, realmente é ter muita coragem, principalmente em um momento em que nas redes sociais o povo é incitado ao ódio a todo instante. 

  

Foto Jairo - calçadão de Araranguá

No entanto não há outra saída que não seja essa, sair as ruas enfrentando o vírus da COVID, as criticas e as pressões daqueles/as que se solidarizam ou vibram frente a um governo que não demonstra o mínimo de sentimento às milhares de famílias que perderam algum anti-querido. Ontem, 19 de junho, o presidente da república deveria ter se apresentado em rede nacional de rádio e televisão e se solidarizado frente às quinhentas mil mortes decorrentes da COVID. Mas não preferiu enaltecer os policiais que estão envolvidos na captura de um bandido em Goiás, claro que sem desmerecer o empenho dessa categoria tão discriminada.  

Foto Jairo - Av. Sete de Setembro/Araranguá

É óbvio que o presidente jamais faria tal pronunciamento, pois agiria contrário ao modo de pensar dos seus fanáticos apoiadores. A resposta que muitos gostariam de saber é, o que faz o presidente e seus fieis fanáticos adotarem comportamentos tão bizarros? Quem poderia explicar? Talvez as ciências do comportamento humano, psicologia, psicanálise, psiquiatria, etc, etc? É possível haver algum desvio de personalidade ou sentimento reprimido na infância a agir dessa maneira? Mais uma vez reitero que não estou afirmando nada, apenas lançando hipóteses na qual gostaria de ter respostas.  

 São tão nítidos os absurdos cometidos pelo presidente e seus aliados, cuja aqueles que os apóiam agem parecidos aos personagens do filme “Ensaio Sobre a cegueira”, obra cinematográfica baseada no livro escrito pelo português José Saramago. Diante de todas as aberrações cometidas por um governo que vibra com a dor alheia, o dia 19 de junho servirá como centelha de esperança de dias melhores, mesmo com tantos olhares de ódio direcionados àqueles/as que ousam se indignar.

Prof. Jairo Cesa          

Nenhum comentário:

Postar um comentário