terça-feira, 19 de julho de 2016

ENGENHEIRO DA CELESC PROMOVE PALESTRA NA EEBA FALANDO SOBRE FONTES GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA E PLANO DE CONTENÇÃO DE DESPERDÍCIO
Projeto  de recuperação da iluminação pública para o municipio de Criciuma

Dando sequência ao projeto sustentabilidade da EEBA, no dia 18 de julho de 2016, segundo feira, período matutino, mais de trezentos estudantes e professores (as) acompanharam atentos (as) a palestra do Engenheiro Elétrico e Professor Célio Bolan, profissional de carreira da CELESC, sucursal Criciúma há 37 anos. Durante a sua fala discorreu sobre fontes geradoras de energia, que no sul do estado de Santa Catarina está instalada a empresa TRACTEBEL que é responsável pela produção de energia elétrica a partir da queima de carvão mineral. Além do combustível fóssil e outras fontes geradoras como a eólica, no estado, na região de Lages, tem instalada uma usina na qual se utiliza de resíduos de madeira para gerar energia. 

Engenheiro e Professor Célio Bolan, palestrando para os (as) estudantes da EEBA

Quanto ao projeto sustentabilidade que a EEBA vem desenvolvendo, cujo objetivo é conter o desperdício de energia elétrica e instalação de placas fotovoltaicas, informou que a ANEL disponibiliza todos os anos recursos de medidas compensatórias à CELESC para premiar empresas particulares ou públicas que desenvolvem projetos que contribuam com a redução do desperdício de energia. Para 2015/2016 o valor orçado foi de 20 milhões. Dos 20 projetos encaminhados, a comissão julgadora no qual o professor Célio é um dos integrantes, apenas nove (nove) foi selecionada. A maioria dos contemplados foram empresas particulares, como WEG de Jaraguá do Sul que desenvolveu projeto propondo substituir todos os motores antigos por novos e mais eficientes.

Estudantes da EEBA assinstem paletra do professor Célio Bolan

O professor procurou estimular os estudantes a serem futuros empreendedores, que se deve despertar o gosto pela pesquisa e pela solução de problemas. A escola é uma dos meios para alcançar o sucesso profissional, portanto, é necessário também que os professores desperte esse querer dos estudantes, instigando-os a pensar, a solucionar problemas. Citou exemplo dos professores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde também estudou que adotavam metodologias que faziam os estudantes a pensarem. É isso que deve ocorrer nas escolas, professores (as) que discutam, dialoguem com os (as) estudantes. Outro exemplo de empreendedorismo, citado pelo professor, ocorreu com um aluno seu, nesse semestre, quando construiu uma placa capaz de acumular energia suficiente para acionar um elevador, caso venha parar por queda de energia.

Professor Célio Bolan discorreu sobre a necessidade de encontrar soluções para conter os desperdícios de energia elétrica

É com base nessas iniciativas que a CELESC vem premiando instituições que desenvolvam projetos inovadores. A proposta pode inicialmente começar pelo levantamento completo do sistema elétrico, tipos de lâmpadas, potência, etc. Se a proposta for contemplada, a CELESC banca toda a reforma. A troca de lâmpadas florescentes por outras mais eficientes como LED é algo que deve ser incentivado, pois é comprovado que o percentual de desperdício tende a reduzir em mais de 50%. Deu evidências que atualmente o custo comercial dessas lâmpadas ainda é um tanto quanto onerosa, porém, em termo de durabilidade e eficiência, é compensador.

Estudantes assistem atentos (as) a palestra sobre energia elétrica no auditório da EEBA

Argumentou o professor que o motivo pelo qual a CELESC vem incentivando programas de sustentabilidade energética em todo estado parte do pressuposto de que muitas empresas, especialmente na região sul, querem ser atendidas pela estatal, porém, não há estrutura e nem oferta de energia suficiente para suprir a demanda. Isso porque parte da oferta de energia gerada é desperdiçada, perdida, que poderia ser aproveitada pelo mercado. Quanto menos energia desperdiçada maior será a oferta disponibilizada. Dentre as várias iniciativas que a empresa estatal vem desempenhando na região sul do estado, citou projeto no qual é coordenador que propõe solucionar o elevado custo com iluminação pública no município de Criciúma.

Estudantes e professores (as) da EEBA acompanharam a palestra do engenheiro da Celesc Célio Bolan

A proposta, portanto, é substituir lâmpadas comuns por LED. Para isso foram criadas equipes de trabalhadores que durante seis meses e com equipamentos especiais inspecionaram 28 mil postes espalhados, verificando os tipos de lâmpadas e potência, etc. A execução do respectivo projeto proporcionará economia anual de energia ao município em 748 mil reais. O projeto acima mencionado foi indicado para ser apresentado em seminário estadual. Já quase finalizando a palestra, o professor mais uma vez realçou que nem todos (as) poderão ser engenheiros (as), enfermeiros (as), etc., mas poderão ser estudiosos (as) e trabalharem em uma universidade. Quanto a EEBA, em relação ao projeto sustentabilidade, foi enfático em afirmar que cada um dos (as) estudantes do educandário poderá fazer alguma coisa pela escola, para que o projeto possa ter resultado.




Prof. Jairo Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário