domingo, 28 de janeiro de 2018

CAÇA AO TESOURO – ATIVIDADE LÚDICA QUE DESENVOLVE HABILIDADES COGNITIVAS, AFETIVAS E PSICOMOTORAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM




Há muito tempo vem se escrevendo que brincadeiras como a caça ao tesouro são atividades recreativas importantes para o desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e  social das crianças. Partindo dessa premissa e aproveitando as férias escolares de 2018, pela segunda vez, um grupo constituído por cinco crianças (duas de 11 anos, outras duas de 12 e 14 e outra menor de 5)  se aventurou pelas ruas, trilhas, dunas e furnas do balneário Morro dos Conventos à procura das pistas que levaram ao um tesouro enterrado. Desde a primeira edição ocorrida há 3 anos, a construção do novo roteiro da brincadeira, com dois mapas lúdicos e 13 pistas descritivas, requereu certo esforço e perseverança tanto do mediador como das crianças envolvidas na atividade.
A proposta dessa vez era tornar a brincadeira mais desafiadora, pois o grupo teria que se deslocar por um trecho maior,  repleto de obstáculos, que exigiria bom preparo físico.  No entanto, como a equipe agora apresentava novo componente, uma criança de cinco anos, era necessária algumas precauções para que o mesmo participasse sem incidentes. Por ser a região na qual a brincadeira foi desenvolvida repleta de narrativas ditas e repetidas por antigos moradores, como latas de tesouros enterrados, presença de piratas, caracachas, etc,  nada mais estimulador que vivenciar tais aventuras.
Recriar cenários o mais aproximado possível à realidade foi o principal desafio. Conhecendo o histórico da criança de cinco anos que iria participar da brincadeira, pois se sabia que nessa não distinguem o lúdico do real, nada mais apropriado para o momento do que estimular seu olhar ficcionário aos contos infantis amplamente divulgados pela literatura e transformados em filmes. A Ilha do Tesouro (1950); O Tesouro do Barba Ruiva (1955); A Princesa Prometida (1987);  Hook: A Volta do Capitão Gancho (1991); Saga Piratas do Caribe (2003-2017), entre outras produções do gênero literário, que resulta em embarcações antigas,  piratas  e tesouros enterrados, passou a ser a idéia mediadora da brincadeira. 
Como ocorreu na primeira versão da brincadeira em 2015, escolher o prêmio (tesouro) e o local a ser escondido foi certamente o principal desafio. Dessa vez, permeava no imaginário do grupo, pequenas nuances retratando temíveis piratas caçadores de tesouros, que teriam navegado pelas costas do oceano atlântico escondendo latas ou baús contendo moedas de outro e prata. Por existir no balneário Morro dos Conventos uma furna marinha esculpida pela natureza há milhões de anos e que serviu de abrigo para povos “indígenas” que habitaram a região há milênios, diz à lenda que moradores do bairro encontraram no local, latas contendo moedas de ouro ou prata deixadas por aventureiros saqueadores ou pilhadores. 
Se foram encontrados ou não os ditos tesouros, ninguém até hoje confirmou. Entretanto, o fato é que a furna continua fantasiando o imaginário da população, que vez ou outra alguém, motivado por sonhos ou intuição, se aventura ao local fazendo escavações na crença exacerbada de que encontrarão panelas ou latas recheadas de moedas.  Diante de tantas histórias, por que não escolher a furna como local derradeiro da aventura, escondendo em um dos cantos um pequeno baú contento o tão desejado e misterioso tesouro.
Três dias aproximadamente foram necessários para os preparativos da brincadeira, que começou com a pesquisa no Google Earth definindo a área e a escala que abrangeria a brincadeira. A partir do recorte da imagem de satélite foi necessário montar um pequeno croqui ou desenho descrevendo o nome das ruas, residências e outros pontos conhecidos que serviriam de referência para o grupo localizar as pistas. No sábado, 20 de janeiro, no período vespertino, a aventura teve início com a entrega da primeira pista.
De posse da mesma, leram-na coletivamente. Imediatamente abriram o mapa, identificaram a rua citada e se dirigiram até o farol, local da pista seguinte. Entusiasmados e repletos de expectativas em poucos minutos lá chegaram.  Como o monumento era demais conhecido, não tiveram dificuldades para localizar a pista seguinte. Como sugestão para a próxima edição, caso se repita o farol como local de esconderijo de pista, pode-se explorar melhor o ambiente, inserindo mais informações  acerca do monumento, data de construção, sua importância para a navegação, etc.   
Outra breve consulta ao mapa e imediatamente o grupo se deslocou até o ponto seguinte onde os praticantes de parapentes faziam seus vôos. Do mesmo modo como havia se sucedido na segunda pista, rapidamente a encontraram. De praxe, consultaram outra vez o mapa  seguindo a rota estabelecida pela pista. O não cumprimento integral dessa etapa, ou seja, o desvio da rota por outro caminho provocou confusão durante as buscas da pista quatro. Nesse sentido foi necessária a intervenção do mediador, com dicas que ajudassem a identificar o local exato do esconderijo. A confusão, portanto, se deveu a desatenção do grupo ao respectivo item escrito: “contem dez passos, vão até a parede de tijolos e procurem a próxima pista”. Em vez de procurar exatamente no limite dos dez passos indicados, se deslocaram por cerca de cem metros à frente, cuja procura foi em vão. Por ser o hotel e a ponte considerados dois monumentos do patrimônio arquitetônico do bairro e indicados nessa pista, ambos podem outra vez serem indicados numa próxima edição da brincadeira explorando melhor suas histórias.
De posse da pista quatro, o grupo teve de enfrentar os primeiros obstáculos, estradas de pedras e buracos, bem como subidas íngremes. O que chamou a atenção, diante dos obstáculos, foi disposição dos integrantes que em instante algum reclamaram de cansaço o fadiga. Nessa etapa da brincadeira todos/as puderam contemplar a felicidade da criança de cinco anos no momento que identificou a pista, uma pequena lata rente ao muro e coberta por uma pedra. Mais uma vez na pista seguinte (quinta) o grupo se sentiu desorientado requerendo outra vez a intervenção do mediador.
A desorientação se deveu a atitude um tanto quanto individualista do grupo, bem como a inexistência de uma liderança que mediasse à ânsia, os desejos e frustrações de cada componente. Sendo assim, solicitei que abrissem o mapa e analisassem atentamente o nome da rua onde insistiam equivocadamente encontrar a próxima pista. Depois de quase quinze minutos de tentativas e erros, uma das componentes finalmente identificou a sexta pista. Sem titubear, saíram em disparada até o ponto seguinte, onde visualizaram rapidamente a pista seguinte, fixada sobre uma árvore. Uma pequena inspeção no mapa, conferindo a trajetória que deveriam seguir, em poucos minutos o grupo estava no local indicado. Como havia sido colocada às pressas rente a um muro de tijolos, foi necessária mais uma vez a participação do mediador ajudando-os a localizar.  54-99928805 conecta
Na pista oito a equipe teve de interpretar uma charada para atingir a etapa seguinte. A charada estava assim descrita: “sou filho mais velho do pai do pai do Guilherme”. Por alguns minutos discutiram entre si e cuja resposta lhes levou diretamente ao local onde estava à pista, nas mãos do irmão mais velho do mediador. Tendo transcorrido quase duas horas de caminhada, de subidas e descidas, o grupo demonstrava leve cansaço. Mas isso não os/as impediu de encerrar as atividades naquele dia. Uma pequena pausa para recarregar as baterias e seguiram em frente, enfrentando os trechos mais difíceis, de trilhas e dunas.
A proposta inicial era dividir a brincadeira em dois momentos, a primeira etapa no sábado e, por último, o domingo. Porém, várias vezes os questionei sobre tal proposição, porém, as respostas foram sempre negativas, pois queriam a todo custo finalizar naquele mesmo dia. Então, seguimos em frente na busca da próxima pista, a décima, que estava escondida nas dunas. Para facilitar sua localização teriam que avistar uma bandeirinha azul fixada sobre uma vara. Outra vez necessitaram da intervenção do mediador para se situarem no local. No instante que avistaram o objeto azul, dois componentes saíram em disparada sem se aterem aos obstáculos à frente. Afoitos/as desenterraram-na e fizeram a leitura conjuntamente.
Deslocaram-se pela trilha em direção à orla do balneário, se dirigindo até as proximidades do campo de futebol, local ou abrigo onde há poucos dias havia sido abrigado o papai Noel. Já que a idéia era concluir a brincadeira no mesmo dia, havia certa apreensão das crianças para localizar rapidamente a pista. Era quase que presumível que a pista 10 iria requerer do grupo tempo significativo maior para identificá-la, pois não havia muitos detalhes ou referências que pudessem lhes auxiliar. Outra vez a participação do mediador foi decisiva, com informações que lhes levaram diretamente ao ponto.
Naquele momento o vento nordeste soprava muito forte, que possivelmente imporia ao grupo esforço redobrado para concluir as últimas duas etapas. Porém, primeiro, teriam que encontrar a pista 11 escondida em um dos três mirantes situados na lateral da rua Caxias dos sul. Como não havia tempo para inspecionar os três mirantes, imediatamente os informei qual dos mirantes teriam que procurar. A pista, por sua vez, foi inserida dentro de uma latinha, fixada sob  o assento no mirante. Entretanto, devido ao forte vento que soprava, a latinha desatou e foi lançada ao chão. Esse fator motivou a intervenção do mediador, que juntos procuraram o respectivo objeto. De posse da mesma, por várias vezes o mediador sugeriu que as próximas etapas da brincadeira fosse transferida para o dia seguinte, cuja resposta mais uma vez foi negativa.
Rapidamente subiram a rua Caxias do Sul, subindo às dunas que lhes levariam a pista 12, onde lhes informariam o local que estaria enterrado o tão esperado e desejado tesouro. Sobre o topo da duna avistaram o ponto azul, cerca de cem metros do local, conforme estava descrito na pista. As três crianças maiores do grupo correram em disparada até o local e recolheram a pista. O mediador e a criança menor ficaram mais acima, caminhando lentamente sobre as íngremes dunas. Entretanto, o vento soprava cada vez mais forte lançando areia aos olhos da criança que reclamava estar com dificuldades para abrir os olhos. Como estava escurecendo, e a próxima e última etapa seria a mais complexa, o mediador propôs que fosse transferida para o dia seguinte.
No dia seguinte, domingo à tarde, para fechar a brincadeira o grupo novamente se reuniu, tendo agora a inclusão de mais uma componente que participou da primeira edição em 2015. O que não esperávamos era a atitude da criança de cinco anos que trouxe na sua mochila espadas e facas de brinquedo para enfrentar “os temíveis piratas que poderiam estar escondidos no local onde o tesouro estava enterrado”. Por terem lido a última pista no dia anterior, todos/as já tinham conhecimento do caminho seguiriam até o exato local do tesouro escondido. Sendo o local uma furna ou abrigo sobre rocha,  próxima ao oceano, a criança menor acreditava que na entrada ou interior da mesma, piratas armados guardavam o tesouro.
Para dar mais originalidade à aventura, de imediato o mediador nomeou a criança para o posto de “capitão”, aquele que iria à frente dos demais para protegê-los. Entretanto, no momento da descida da duna e travessia do córrego, a criança manteve-se a frente dos demais, demonstrando coragem. Próxima a entrada da furna, recusou o posto de capitão alegando estar com medo. Ao entrar no abrigo, qualquer ameaça foi avistada. Não mais temendo a presença dos temíveis piratas, a criança se dirigiu ao monitor reivindicando outra vez o posto de capitão.
Agora era o principal desafio: como saber exatamente onde estaria enterrado o baú ou lata contendo o rico tesouro? Para tornar essa etapa mais empolgante o mediador entregou-os um pequeno mapa, que segundo ele foi deixado no local, sobre uma rocha, pelos piratas. O mapa continha setas e linhas retas, informando o número de passos que deveriam dar até o ponto exato do tesouro. Sem qualquer demonstração de cansaço, porém ansiosos, lá estava o grupo abrindo o baú e removendo as pequenas pedras, que cobriam as inúmeras balas depositadas ao fundo. O mais intrigado com o achado realmente foi a criança menor que fez a seguinte questionamento ao monitor: será que os piratas gostavam de balas?

Terminada a brincadeira, muitas possibilidades pedagógicas a atividade caça ao tesouro ainda pode proporcionar, podendo ser exaustivamente explorada com as crianças de forma prazerosa. A construção de maquetes, desenhos, relatórios, exposição de fotografias, exibição de filmes e documentários, produção de pequenos filmes, contação de histórias com antigos moradores, são algumas sugestões a mais que podem resultados extraordinários no desenvolvimento das capacidades cognitivas e psicomotoras das crianças. 


DESENVOLVIMENTO DA BRINCADEIRA A CAÇA AO TESOURO

ENTRAR NA PÁGINA DO GOOGLE EARTH E DELIMITAR A ÁREA E ESCALA UTILIZADA NA CONFECÇÃO DO MAPA COM AS PISTAS.

CONFECCIONAR O MAPA QUE SERVIRÁ DE GUIA PARA A LOCALIZAÇÃO DAS PISTAS DO TESOURO ESCONDICO



PISTA 1
PEGUEM A RUA CANELA, CAMINHEM EM SENTIDO LESTE. AGORA VOCÊS SEGUIRÃO A RUA CRICIÚMA EM DIRAÇÃO NORTE, ATÉ O FAROL. NO  LOCAL, SOB A PLACA CONTENDO INFORMAÇÕES SOBRE MORRO, ENCONTRARÃO A PRÓXIMA PISTA. ENCONTRE-A.

PISTA 2
ENCONTRADA A PISTA, SIGAM OUTRA VEZ PELA RUA ATLÂNTICA ATÉ O PARAPENTE. CHEGANDO AO LOCAL, VÃO ATÉ A LIXEIRA QUE ESTÁ A DIREITA DA PRINCIPAL ENTRADA. ENCONTRE A PRÓXIMA 

PISTA 3
DE POSSE DA PISTA, AGORA, PEGUEM OUTRA VEZ A RUA ATLÂNTICA, SENTIDO SUL, PASSEM EM FRENTE AO HOTEL E CRUZEM A PONTE E DESÇAM A ESCADARIA. PEGUEM A RUA CAXIAS, CAMINHANDO POR CERCA DE 20 METROS ATÁ CHEGAR A RUA CRICIÚMA. SIGAM-A EM DIREÇÃO NORTE. CONTEM 10 (DEZ) PASSOS. VÃO ATÉ A PAREDE DE TIJOLOS E PROCUREM A PRÓXIMA PISTA. 

PISTA 3
DE POSSE DA PISTA, AGORA, PEGUEM OUTRA VEZ A RUA ATLÂNTICA, SENTIDO SUL, PASSEM EM FRENTE AO HOTEL E CRUZEM A PONTE E DESÇAM A ESCADARIA. PEGUEM A RUA CAXIAS, CAMINHANDO POR CERCA DE 20 METROS ATÁ CHEGAR A RUA CRICIUMA. SIGUAM-A EM DIREÇÃO NORTE. CONTEM 10 (DEZ) PASSOS. VÃO ATÉ A PAREDE DE TIJOLOS E PROCUREM A PRÓXIMA PISTA. 

PISTA 4
OK,  ESTÃO INDO MUITO BEM. ENCONTRARAM A PISTA, NÃO É MESMO? OUTRA VEZ, SIGAM A RUA CRICIÚMA, ATÉ A ESQUINA COM A RUA VACARIA. VIREM À ESQUERDA, ATÉ ENCONTRAR A RUA APARADOS DA SERRA. VIREM À DIREITA, CAMINHANDO EM DIREÇÃO NORTE ATÉ O SEU FINAL. QUANDO LÁ CHEGAR, VOCÊS ENCONTRARÃO UMA LATINHA EM BAIXO DE UMA PEDRA CONTENDO A PRÓXIMA PISTA.

PISTA 4
OK,  ESTÃO INDO MUITO BEM. ENCONTRARAM A PISTA, NÃO É MESMO? OUTRA VEZ, SIGAM A RUA CRICIÚMA, ATÉ A ESQUINA COM A RUA VACARIA. VIREM À ESQUERDA, ATÉ ENCONTRAR A RUA APARADOS DA SERRA. VIREM À DIREITA, CAMINHANDO EM DIREÇÃO NORTE ATÉ O SEU FINAL. QUANDO LÁ CHEGAR, VOCÊS ENCONTRARÃO UMA LATINHA EM BAIXO DE UMA PEDRA CONTENDO A PRÓXIMA PISTA.


PISTA 4
OK,  ESTÃO INDO MUITO BEM. ENCONTRARAM A PISTA, NÃO É MESMO? OUTRA VEZ, SIGAM A RUA CRICIÚMA, ATÉ A ESQUINA COM A RUA VACARIA. VIREM À ESQUERDA, ATÉ ENCONTRAR A RUA APARADOS DA SERRA. VIREM À DIREITA, CAMINHANDO EM DIREÇÃO NORTE ATÉ O SEU FINAL. QUANDO LÁ CHEGAR, VOCÊS ENCONTRARÃO UMA LATINHA EM BAIXO DE UMA PEDRA CONTENDO A PRÓXIMA PISTA.

PISTA 5
QUEM BOM, ENCONTRARAM, NÉ? AGORA, PEGUEM A RUA TURVO E CAMINHE EM DIREÇÃO OESTE ATÉ A ESQUINA COM A RUA ANTÔNIO PRADO. VIREM A ESQUERDA, SEGUINDO-A ATÉ ENCONTRAR UMA CAIXA D’ÁGUA. PAREM EM FRENTE DA CAIXA. ATRÁS DE VOCÊS ENCONTRARÃO EM BAIXO DE UMA TELHA, A PRÓXIMA PISTA.  PROCUREM-NA.

PISTA 5
QUEM BOM, ENCONTRARAM, NÉ? AGORA, PEGUEM A RUA TURVO E CAMINHE EM DIREÇÃO OESTE ATÉ A ESQUINA COM A RUA ANTÔNIO PRADO. VIREM A ESQUERDA, SEGUINDO-A ATÉ ENCONTRAR UMA CAIXA D’ÁGUA. PAREM EM FRENTE DA CAIXA. ATRÁS DE VOCÊS ENCONTRARÃO EM BAIXO DE UMA TELHA, A PRÓXIMA PISTA.  PROCUREM-NA.

PISTA 5
QUEM BOM, ENCONTRARAM, NÉ? AGORA, PEGUEM A RUA TURVO E CAMINHE EM DIREÇÃO OESTE ATÉ A ESQUINA COM A RUA ANTÔNIO PRADO. VIREM A ESQUERDA, SEGUINDO-A ATÉ ENCONTRAR UMA CAIXA D’ÁGUA. PAREM EM FRENTE DA CAIXA. ATRÁS DE VOCÊS ENCONTRARÃO EM BAIXO DE UMA TELHA, A PRÓXIMA PISTA.  PROCUREM-NA.

PISTA 5
QUEM BOM, ENCONTRARAM, NÉ? AGORA, PEGUEM A RUA TURVO E CAMINHE EM DIREÇÃO OESTE ATÉ A ESQUINA COM A RUA ANTÔNIO PRADO. VIREM A ESQUERDA, SEGUINDO-A ATÉ ENCONTRAR UMA CAIXA D’ÁGUA. PAREM EM FRENTE DA CAIXA. ATRÁS DE VOCÊS ENCONTRARÃO EM BAIXO DE UMA TELHA, A PRÓXIMA PISTA.  PROCUREM-NA.

PISTA 5
QUEM BOM, ENCONTRARAM, NÉ? AGORA, PEGUEM A RUA TURVO E CAMINHE EM DIREÇÃO OESTE ATÉ A ESQUINA COM A RUA ANTÔNIO PRADO. VIREM A ESQUERDA, SEGUINDO-A ATÉ ENCONTRAR UMA CAIXA D’ÁGUA. PAREM EM FRENTE DA CAIXA. ATRÁS DE VOCÊS ENCONTRARÃO EM BAIXO DE UMA TELHA, A PRÓXIMA PISTA.  PROCUREM-NA.

PISTA 5
QUEM BOM, ENCONTRARAM, NÉ? AGORA, PEGUEM A RUA TURVO E CAMINHE EM DIREÇÃO OESTE ATÉ A ESQUINA COM A RUA ANTÔNIO PRADO. VIREM A ESQUERDA, SEGUINDO-A ATÉ ENCONTRAR UMA CAIXA D’ÁGUA. PAREM EM FRENTE DA CAIXA. ATRÁS DE VOCÊS ENCONTRARÃO EM BAIXO DE UMA TELHA, A PRÓXIMA PISTA.  PROCUREM-NA.

PISTA 6
PERFEITO. TENDO A MÃO A PRÓXIMA PISTA SIGAM A RUA ANTÔNIO PRADO EM DIREÇÃO SUL.  CRUZEM A RUA VACARIA, CONTINUEM ANDANDO, ATÉ CHEGAR A RUA VERANÓPOLIS. PAREM  NA ESQUINA. OLHEM PARA CIMA E VOCÊS VERÃO UM SAQUINHO PENDURADO NUMA ÁRVORE. PEGUEM O SAQUINHO, ABRAM E LEIAM A PRÓXIMA PISTA.

PISTA 6
PERFEITO. TENDO  A MÃO A PRÓXIMA PISTA SIGAM A RUA ANTÔNIO PRADO EM DIREÇÃO SUL.  CRUZEM A RUA VACARIA, CONTINUEM ANDANDO, ATÉ CHEGAR A RUA VERANÓPOLIS. PAREM  NA ESQUINA. OLHEM PARA CIMA E VOCÊS VERÃO UM SAQUINHO PENDURADO NUMA ÁRVORE. PEGUEM O SAQUINHO, ABRAM E LEIAM A PRÓXIMA PISTA.

PISTA 7
DE POSSE DO PAPEL, LEIAM O QUE ESTÁ ESCRITO. SIGAM A RUA VERANÓPOLIS EM DIREÇÃO LESTE. NO FINAL DA RUA, NA ESQUINA, OBSERVE NO MURO UMA SETA, OBSERVEM A DIREÇÃO QUE A MESMA APONTA E SIGAM. DEEM 50 PASSOS E OLHEM A DIREITA. VOCÊS ENCONTRARÃO A PRÓXIMA PISTA À DIREITA.   

PISTA 7
DE POSSE DO PAPEL, LEIAM O QUE ESTÁ ESCRITO. SIGAM A RUA VERANÓPOLIS EM DIREÇÃO LESTE. NO FINAL DA RUA, NA ESQUINA, OBSERVE NO MURO UMA SETA, OBSERVEM A DIREÇÃO QUE A MESMA APONTA E SIGAM. DEEM 50 PASSOS E OLHEM A DIREITA. VOCÊS ENCONTRARÃO A PRÓXIMA PISTA À DIREITA.   

PISTA 7
DE POSSE DO PAPEL, LEIAM O QUE ESTÁ ESCRITO. SIGAM A RUA VERANÓPOLIS EM DIREÇÃO LESTE. NO FINAL DA RUA, NA ESQUINA, OBSERVE NO MURO UMA SETA, OBSERVEM A DIREÇÃO QUE A MESMA APONTA E SIGAM. DEEM 50 PASSOS E OLHEM A DIREITA. VOCÊS ENCONTRARÃO A PRÓXIMA PISTA À DIREITA.   

PISTA 8
SENSACIONAL,  ESTÃO INDO MUITO BEM. AGORA, PRESTEM BASTANTE ATENÇÃO. A PRÓXIMA PISTA É UMA CHARADA. “SOU O FILHO MAIS VELHO DO PAI DO PAI DO GUILHERME”. QUEM SOU EU. ENCONTRE-O   E PEGUE COM ELE A PRÓXIMA PISTA.

PISTA 8
SENSACIONAL,  ESTÃO INDO MUITO BEM. AGORA, PRESTEM BASTANTE ATENÇÃO. A PRÓXIMA PISTA É UMA CHARADA. “SOU O FILHO MAIS VELHO DO PAI DO PAI DO GUILHERME”. QUEM SOU EU. ENCONTRE-O   E PEGUE COM ELE A PRÓXIMA PISTA.

PISTA 9
RETORNE A RUA APARADOS DA SERRA, SE DIRIJAM EM SENTIDO SUL, ATÉ A CURVA ONDE ESTÁ UM POSTE. ENTREM NA TRILHA A ESQUERDA, ATÉ A CASA DA CACHIMBA. SUBAM AS DUNAS. DO ALTO IRÃO VER, EM SENTIDO LESTE, UMA BANDEIRINHA VERMELHA. CAVEM NO LOCAL ONDE A MESMA SE ENCONTRA E RETIREM A PRÓXIMA PISTA.

PISTA 9
RETORNE A RUA APARADOS DA SERRA, SE DIRIJAM EM SENTIDO SUL, ATÉ A CURVA ONDE ESTÁ UM POSTE. ENTREM NA TRILHA A ESQUERDA, ATÉ A CASA DA CACHIMBA. SUBAM AS DUNAS. DO ALTO IRÃO VER, EM SENTIDO LESTE, UMA BANDEIRINHA VERMELHA. CAVEM NO LOCAL ONDE A MESMA SE ENCONTRA E RETIREM A PRÓXIMA PISTA.

PISTA 9
RETORNE A RUA APARADOS DA SERRA, SE DIRIJAM EM SENTIDO SUL, ATÉ A CURVA ONDE ESTÁ UM POSTE. ENTREM NA TRILHA A ESQUERDA, ATÉ A CASA DA CACHIMBA. SUBAM AS DUNAS. DO ALTO IRÃO VER, EM SENTIDO LESTE, UMA BANDEIRINHA VERMELHA. CAVEM NO LOCAL ONDE A MESMA SE ENCONTRA E RETIREM A PRÓXIMA PISTA.

PISTA 10
AGORA ESTAMOS QUASE CHEGANDO AO FINAL DA AVENTURA. SIGAM A TRILHA EM DIREÇÃO LESTE, ATRAVESSE A PRIMEIRA RUA, ATÉ CHEGAR A PRÓXIMA, ASFALTADADA. VIRE A ESQUERDA E SE DIRIGAM AO CAMPO DE FUTEBOL. NO MEIO DO CAMPO DE FUTEBOL, VOCÊS ENCONTRARÃO A PRÓXIMA PISTA.

PISTA 10
AGORA ESTAMOS QUASE CHEGANDO AO FINAL DA AVENTURA. SIGAM A TRILHA EM DIREÇÃO LESTE, ATRAVESSE A PRIMEIRA RUA, ATÉ CHEGAR A PRÓXIMA, ASFALTADA. VIRE A ESQUERDA E SE DIRIGAM AO CAMPO DE FUTEBOL. NO MEIO DO CAMPO DE FUTEBOL, VOCÊS ENCONTRARÃO A PRÓXIMA PISTA.

PISTA 10
AGORA ESTAMOS QUASE CHEGANDO AO FINAL DA AVENTURA. SIGAM A TRILHA EM DIREÇÃO LESTE, ATRAVESSE A PRIMEIRA RUA, ATÉ CHEGAR A PRÓXIMA, ASFALTADADA. VIRE A ESQUERDA E SE DIRIGAM AO CAMPO DE FUTEBOL. NO MEIO DO CAMPO DE FUTEBOL, VOCÊS ENCONTRARÃO A PRÓXIMA PISTA.

PISTA 11
EXCELENTE. AGORA É O SEGUINTE, VOCÊS SEGUIRÃO PELA RUA CAXIAS DOS SUL, DIREÇÃO OESTE. EM UM DOS TRÊS MIRANTES NAS LATERAIS DA RUA CAXIAS VOCÊS DEVERÃO PROCURAR UMA PEQUENA LATINHA. QUANDO ENCONTRAREM, ABRAM-NA E LEIAM AS DICAS DA PRÓXIMA PISTA.  

PISTA 11
EXCELENTE. AGORA É O SEGUINTE, VOCÊS SEGUIRÃO PELA RUA CAXIAS DOS SUL, DIREÇÃO OESTE. EM UM DOS TRÊS MIRANTES NAS LATERAIS DA RUA CAXIAS VOCÊS DEVERÃO PROCURAR UMA PEQUENA LATINHA. QUANDO ENCONTRAREM, ABRAM-NA E LEIAM AS DICAS DA PRÓXIMA PISTA.  

PISTA 11
EXCELENTE. AGORA É O SEGUINTE, VOCÊS SEGUIRÃO PELA RUA CAXIAS DOS SUL, DIREÇÃO OESTE. EM UM DOS TRÊS MIRANTES NAS LATERAIS DA RUA CAXIAS VOCÊS DEVERÃO PROCURAR UMA PEQUENA LATINHA. QUANDO ENCONTRAREM, ABRAM-NA E LEIAM AS DICAS DA PRÓXIMA PISTA.  

PISTA 12
SEI QUE O GRUPO JÁ ESTÁ UM TANTO CANSADO. RESPIREM E RELAXEM, PORQUE AGORA É A VEZ DOS FORTES, DOS CORAJOSOS, DOS VERDADEIROS E TEMÍVEIS CAÇADORES DE TESOUROS. RETORNEM A RUA CAXIAS E SIGAM ATÉ A PEQUENA ESTATUA DE UMA SANTA FIXADA NA ROCHA EM BAIXO DA PONTE DO HOTEL. VIREM A DIREITA E SUBAM ÀS DUNAS. LÁ DE CIMA IRÃO OBSERVAR UM PANO AZUL PRESO EM UMA VARA. PUXEM  A VARA E CAVEM NO LOCAL. RETIRE DA LATINHA A PRÓXIMA PISTA. 

PISTA 12
SEI QUE O GRUPO JÁ ESTÁ UM TANTO CANSADO. RESPIREM E RELAXEM, PORQUE AGORA É A VEZ DOS FORTES, DOS CORAJOSOS, DOS VERDADEIROS E TEMÍVEIS CAÇADORES DE TESOUROS. RETORNEM A RUA CAXIAS E SIGAM ATÉ A PEQUENA ESTATUA DE UMA SANTA FIXADA NA ROCHA EM BAIXO DA PONTE DO HOTEL. VIREM A DIREITA E SUBAM ÀS DUNAS. LÁ DE CIMA IRÃO OBSERVAR UM PANO AZUL PRESO EM UMA VARA. PUXEM  A VARA E CAVEM NO LOCAL. RETIRE DA LATINHA A PRÓXIMA PISTA. 

PISTA 13
MINHA FORMAÇÃO SE DEU GRAÇAS A EROSÃO PRODUZIDA PELA FORÇA D’ÁGUA. NO MEU INTERIOR SE ABRIGARAM INDÍGENAS QUE A TRANSFORMARAM EM ABRIGOS. ACREDITA-SE QUE HÁ MUITO TEMPO OS NAVIOS QUE NAVEGAVAM PELOS MARES DO MORRO DOS CONVENTOS, CARREGADOS DE OURO E PRATA, ERAM ATACADOS POR PIRATAS SAQUEADORES. OS BAUS CARREGADOS DE MOEDAS DE OURO E PRATA ERAM ESCONDIDOS NO MEIO INTERIOR.  PARA CHEGAR ATÉ MIM, É PRECISO ATRAVESSAR UM PEQUENO LAGO. DESCOBRIRAM O LUGAR? CAMINHEM ATÉ LÁ E PROCUREM O TESOURO ENTERRADO. BOA SORTE PARA TODOS/AS. 

PISTA 13
MINHA FORMAÇÃO SE DEU GRAÇAS A EROSÃO PRODUZIDA PELA FORÇA D’ÁGUA. NO MEU INTERIOR SE ABRIGARAM INDÍGENAS QUE A TRANSFORMARAM EM ABRIGOS. ACREDITA-SE QUE HÁ MUITO TEMPO OS NAVIOS QUE NAVEGAVAM PELOS MARES DO MORRO DOS CONVENTOS, CARREGADOS DE OURO E PRATA, ERAM ATACADOS POR PIRATAS SAQUEADORES. OS BAUS CARREGADOS DE MOEDAS DE OURO E PRATA ERAM ESCONDIDOS NO MEIO INTERIOR.  PARA CHEGAR ATÉ MIM, É PRECISO ATRAVESSAR UM PEQUENO LAGO. DESCOBRIRAM O LUGAR? CAMINHEM ATÉ LÁ E PROCUREM O TESOURO ENTERRADO. BOA SORTE PARA TODOS/AS. 

PISTA 13
MINHA FORMAÇÃO SE DEU GRAÇAS A EROSÃO PRODUZIDA PELA FORÇA D’ÁGUA. NO MEU INTERIOR SE ABRIGARAM INDÍGENAS QUE A TRANSFORMARAM EM ABRIGOS. ACREDITA-SE QUE HÁ MUITO TEMPO OS NAVIOS QUE NAVEGAVAM PELOS MARES DO MORRO DOS CONVENTOS, CARREGADOS DE OURO E PRATA, ERAM ATACADOS POR PIRATAS SAQUEADORES. OS BAUS CARREGADOS DE MOEDAS DE OURO E PRATA ERAM ESCONDIDOS NO MEIO INTERIOR.  PARA CHEGAR ATÉ MIM, É PRECISO ATRAVESSAR UM PEQUENO LAGO. DESCOBRIRAM O LUGAR? CAMINHEM ATÉ LÁ E PROCUREM O TESOURO ENTERRADO. BOA SORTE PARA TODOS/AS. 


PISTA 14
MAPA CONTENDO AS SETAS E OS PASSOS QUE DEVERÃO SER DADOS ATÉ CHEGAR AO TESOURO 

PISTA 14
MAPA CONTENDO AS SETAS E OS PASSOS QUE DEVERÃO SER DADOS ATÉ CHEGAR AO TESOURO 


PISTA 14
MAPA CONTENDO AS SETAS E OS PASSOS QUE DEVERÃO SER DADOS ATÉ CHEGAR AO TESOURO 


PISTA 13
MAPA CONTENDO AS SETAS E OS PASSOS QUE DEVERÃO SER DADOS ATÉ CHEGAR AO TESOURO 


PISTA 13


MAPA CONTENDO AS SETAS E OS PASSOS QUE DEVERÃO SER DADOS ATÉ CHEGAR AO TESOURO 

PISTA 13


MAPA CONTENDO AS SETAS E OS PASSOS QUE DEVERÃO SER DADOS ATÉ CHEGAR AO TESOURO 

PISTA 13


MAPA CONTENDO AS SETAS E OS PASSOS QUE DEVERÃO SER DADOS ATÉ CHEGAR AO TESOURO 


Prof. Jairo Cezar

                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário