OBRAS MONUMENTAIS E A FORÇA DA PROPAGANDA NO FORTALECIMENTO
DO REGIME SOCIALISTA SOVIÉTICO
Foto Jairo Edifício construído na época de Stalin |
Na
Rússia, no começo do regime Soviético, a perseguição contra padres e demais
representantes do clero ortodoxo contribuiu para que debandassem para o exílio.
Muitos não tiveram a mesma sorte, sendo presos, torturados e mortos. Na época
de Stalin, o regime procurou fortalecer os vínculos com a igreja ortodoxa como
estratégia de recriar uma imagem fraternal do Estado junto à sociedade.
Foto Jairo Uma das estações do metrou de Moscou |
O desafio do regime socialista Stalinista
sempre foi fortalecer a ideologia de que o regime poderia superar o regime
capitalista com a idealização de obras grandiosas. Como concretizar os planos
megalomaníacos num momento em que o país enfrentava uma de suas piores crises
econômicas? O caminho seria a propaganda ideológica, o uso de todas as
ferramentas midiáticas disponíveis para despertar o sentimento cívico
patriótico, o voluntariado na edificação de obras importantes como o metrô de
Moscou, que durou cinco anos para ser finalizada.
Foto Jairo Monumento - Metrou de Moscou |
Foto Jairo Estatuas decorativas do período soviético - Metrou de Moscou |
Na
verdade o metrô tinha como premissa servir de propaganda política do partido
socialista soviético. A dificuldade naquele momento era arregimentar
profissionais qualificados para projetar a obra, bem como de trabalhadores.
Aproveitando a crise de abastecimento que se abatia sobre o território, sendo
os próprios alimentos racionalizados, milhares de camponeses migraram para a
capital onde foram absorvidos na obra do metrô. Para dinamizá-la, o Estado
soviético criou a empresa METROSTAI, que viabilizaria a construção dos túneis,
bem como a montagem de todo um arcabouço que teria como objetivo oferecer
alojamento e educação aos trabalhadores segundo os moldes comunistas.
Foto Jairo Riquíssimas decorações da época soviética - Metrou Moscou |
Foto Jairo Símbolo do comunismo soviético - Metrou Moscou |
Em
decorrência das condições precárias dos alojamentos, dos quase vinte mil
trabalhadores contratados, mais de dez mil abandonaram os postos de trabalho,
atrasando ainda mais a conclusão da obra, cuja ideia era finalizar em tempo
recorde. Munindo-se de sua propaganda ideológica, Stalin lançou campanha
intitulada “toda moscou constrói o metrô”. Foi uma estratégia que deu certo,
pois conseguiu arregimentar cerca de quinhentos mil trabalhadores, que se
dispuseram trabalhar aos sábados voluntariamente, oferecendo seu trabalho para
que a obra do metrô fosse concluída. O que chamou a atenção quanto a obra do
metrô foi sua profundidade, superando os cinquenta metros, servindo também de
abrigo para os civis russos durante o ataque aéreo alemão entre 1941 e 1942.
Prof. Jairo Cezar
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