segunda-feira, 18 de junho de 2018

O PRINCIPADO DE NOVOGÓRDIA QUE DEU ORIGEM A  CIDADE DE SÃO PETERSBURGO - RÚSSIA

Planta da cidade de São Petersburgo


Nesse cenário conturbado surgiu o principado de NOVOGÓRDIA, fundado pelo príncipe ALEXANDRE NÉVSKI, que com 19 anos de idade, liderou as tropas derrotando os suecos na famosa batalhada NEVA. Foi graças a esse conflito que Alexandre recebeu todas as honrarias resultando até na sua canonização. Por isso o nome de igreja ortodoxa Santo Alexandre de Nevski, em Tallinn, capital da Estônia. Assim, o antigo principado da atual SÃO PETERSBURGO, em 1478 foi integrado a MOSCÓVIA (Moscou). Porém, um século depois da integração, em virtude de disputas internas, o exército sueco aproveitou-se da instabilidade política e invadiu a região integrando-a ao seu território. A presença incômoda dos suecos numa região estratégica para as pretensões russas no MAR BÁLTICO  levou o CZAR PEDRO[1] ( O GRANDE), deflagrar guerra contra o exército sueco em 1700, todavia, não foram derrotados definitivamente. 
Já tendo o controle sobre a região, o Czar Pedro se encarregou de construir em 1709 uma fortaleza numa ilha próxima à cidade. É na batalha de POLTAVA, que finalmente os suecos foram derrotados, cessando sua supremacia sobre o território. Contudo, Pedro agora ousava em construir uma cidade imponente as margens do RIO VOLGA, semelhante à capital holandesa Amsterdã. Com um plano de cidade pré-concebido, contratou profissionais de países distintos, que em pouco menos de vinte anos a cidade estava pronta. Uma cidade singular que fugia aos padrões europeus da época. No entanto, alguns anos após a morte do CZAR PEDRO, São Petersburgo foi surpreendida por dois incêndios que a destruiu quase por completo. Em 1741 subiu ao trono a filha de Pedro I, ISABEL, que decidiu concretizar o sonho do seu pai, transformar a cidade de São Petersburgo em uma das mais elegantes e luxuosas do mundo, transformando-a em uma ROMA DO NORTE.

 
Batalha de Poltava – 1709 – essa guerra cessou o domínio sueco sobre a Rússia

Enquanto a Europa passava por transformações significativas nos estilos arquitetônicos, a Rússia mudava totalmente seu estilo no reinado de CATARINA II, (A GRANDE). A cidade de São Petersburgo foi construída seguindo o estilo barroco modesto de Pedro, da extravagância de Isabel às formas classicistas de influência iluminista europeu de Catarina II. Todos que visitam a cidade são contagiados com os traços retos das largas avenidas e os enormes e ricos palácios. Dentre as construções que mais impressionam estão o MUSEU HERMITAGE e a CASA DE CAMPO DE PETERHOF.

 
     
Palácio Hermitage, seu interior e os canais, ambos na cidade de São Petersburgo



Sobre o fabuloso palácio de Hermitage antiga residência de inverno da família imperial, o mesmo foi construído no século XVIII por ISABEL PETRÓVNA[2], filha de Pedro, o Grande. No entanto, alguns meses depois de concluído, em dezembro do mesmo ano, Isabel morreu e o palácio tornou-se residência de CATARINA, (A GRANDE). Catarina, cujo nome verdadeiro é SOFIA, nascida na Alemanha e filha de mãe nobre, quando jovem recebeu o convite de Isabel para morar na Rússia. Isabel, não tendo filhos, e por ter conquistado o trono em decorrência de um golpe, indicou seu sobrinho Pedro como herdeiro do trono.

 
    
 
Integrantes da dinastia Romanov - Czar Pedro, o grande – Rainha Isabel I e Rainha Catarina II, (a grande).

Prof. Jairo Cezar



[1]Pedro, o Grande (1682-1725), nasceu em 9 de junho de 1672. Foi o primeiro imperador do império russo, dividindo o trono no início com seu irmão, Ivan V até sua morte em 1696. Agora como chefe supremo, esmagou as revoltas da guarda tzarista, fez ser reconhecido pela igreja ortodoxa russa. Promoveu profundas reformas estruturais no império adquirindo uma feição ocidental. Além do mais, derrotou o exército sueco, na famosa batalha do norte, dando ao país mais forças. Promoveu expedição à Europa com vistas com objetivo de aprender as técnicas militares e náuticas. Sua intenção era transformar a Rússia numa potência náutica. Além do mais costurou acordos com os chefes de governos com visitas ao fortalecimento das posições contra o império Otomano. Quando retornou da viagem trouxe consigo livros e outros tantos documentos necessários para promover as reformas necessárias no império. Impôs um novo estilo de comportamento na corte, tanto no que tange ao modo de vestir e estética corporal. As vitórias obtidas como a Batalha do Norte, contra a Suécia, e o império Turco Otomano, teve relação com a modernização do exército russo.

[2]Czarina Isabel (1741-1762) filha de Catarina I e Pedro, O grande. Subiu ao trono depois de uma revolta militar que levou a dissolução de Ivan VI do trono. No seu reinado promoveu profundas reformas estruturais como a abolição da pena de morte; supressão das aduaneiras internas; fundação da universidade de Moscou; academia de artes; a ampliação dos poderes da monarquia, no qual foi restringido na gestão de Pedro, o Grande. Seu programa também proporcionou reflexos negativos à classe campesina. Seu governo foi caracterizado como despotismo esclarecido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário