domingo, 17 de junho de 2018


UM POUCO DA GEOGRAFIA E CURIOSIDADES DO TERRITÓRIO RUSSO


MAPA DA RÚSSIA - PRINCIPAIS CIDADES 

Rússia possui atualmente uma população aproximada de 150 milhões de pessoas, porém, na capital Moscou, habita cerca de 30 milhões. Se levarmos em consideração a população per capta do país, ou seja, a correlação população total vezes área territorial, a média per capta é baixa. Outro aspecto importante do território russo é que o mesmo está situado entre os continentes asiático e europeu. A separação física do território é através dos montes Urais, uma cadeia montanhosa de 2.500 km de extensão, que segue do Mar Branco à fronteira do Cazaquistão, no sul do território. Para se ter noção da imensidão que é o território Russo, a ferrovia transiberiana construída entre 1891 a 1916 que liga Moscou aos territórios do extremo oriental do país são necessários oito dias para superar os 5.300 km de extensão.

Rio Volga, na Russia, o maior da Europa – 3.330km
 



A Rússia também é contemplada por ter as vertentes do maior rio da Europa, o Volga, com uma extensão de 3.330 km. Um fato curioso quanto ao clima ocorreu na Rússia quando houve a maior variação térmica já registrada no mundo, ou seja, a maior e menor temperatura já registra, atingindo 45 graus no verão e menos 71 graus no inverno. São essas variações térmicas que tornam a região da Sibéria, na Rússia, uma das mais complexas e difíceis para sobrevivência humana.
Isso talvez seja um dos motivos que classificam a população camponesa russa como uma das mais  resistentes do mundo. Visitar a Rússia, em especial as cidades de São Petersburgo e Moscou, ambas não podem servir de parâmetros para as demais cidades russas. Enquanto essas duas cidades se consideram privilegiadas com fortes investimentos do governo federal em infraestrutura, o restante do país vive na penumbra, abandonadas pelas autoridades.
Não é segredo para ninguém que uma das maiores causas de mortes no território russo é o alcoolismo devido a ingestão de Vodka. Mas o que surpreendeu quando transitamos pelas ruas e avenidas de São Petersburgo e Moscou foi à imensidade de fumantes, comportamento que no Brasil vem progressivamente diminuindo ano após ano. No ônibus, o próprio guia fez tais observações afirmando que a OMS lançou relatório informando que a perspectiva de vida da população masculina russa é de 57 anos, enquanto as mulheres são de 75 anos. Visitando sites confiáveis, como da própria OMS (Organização Mundial da Saúde), as informações mostram que o governo Russo vem tomando medidas radicais para reduzir a elevada incidência de mortes em virtude do consumo de tabaco. Uma das ações é a proibição de fumar em espaços públicos fechados.
Entrando, na cidade de São Petersburgo, seguindo as monumentais avenidas e seus requintados viadutos e pontes pode ser comprovado o que havia dito o guia durante a viagem, que ambas as cidades caminhavam em velocidades maiores que as demais cidades russas. Se ambas apresentam tais peculiaridades, nada melhor do que mergulhar em suas histórias, rastrear no seu passado os fatos que direta e indiretamente influenciaram na trajetória de vida do seu povo


.
Palácio Hermitage às margens do Rio Neva  e planta da antiga cidade - hoje São Petersburgo



 
 
Procurar compreender a trajetória política do país, da longa dinastia dos ROMANOV ao projeto socialista que resultou na Revolução Russa também estava nos planos. A cidade hoje conhecida como São Petersburgo teve sua origem às margens do Rio Neva, palco de intensos combates pela defesa do território e contra a ocupação estrangeira especialmente dos Suecos.
Prof. Jairo Cezar











Nenhum comentário:

Postar um comentário