quinta-feira, 28 de junho de 2018


O CONTRASTE DE DUAS REALIDADES DISTINTAS EM SÃO PETERSBURGO

Canal - São Petersburgo - Foto - Jairo
Subúrbio de São Petersburgo - Foto Jairo

Saindo do perímetro central da cidade histórica de São Petersburgo em direção ao palácio de Peterhof,  antiga residência de verão dos Czares Russos, é possível se  confrontar com um cenário bem diferente do que foi visto até o momento, ricos palácios, museus, igrejas, monumentos, canais, etc. O que se viu no caminho foi outra São Petersburgo, de gigantescos conjuntos residenciais com padrões arquitetônicos simples, construídos na época soviética para abrigar a enorme demanda de trabalhadores operários absorvidos pelas indústrias. Segundo explicações da guia, a área periférica da cidade continua se expandindo intensamente nos últimos anos em decorrência do processo migratório de regiões distintas do enorme território Russo.
São famílias que estão fixando residência tanto em São Petersburgo como Moscou pelo fato de ambas oferecerem melhores condições de subsistência que outras tantas províncias espalhadas. Na opinião da Guia são conjuntos residenciais coletivos, com infraestrutura que não garante conforto adequado às famílias especialmente durante o inverno. O uso de bondes como meio de transporte também é uma característica marcante em São Petersburgo. Porém, o que diferencia o sistema Russo dos países visitados como a Dinamarca e a Finlândia é qualidade dos veículos coletivos oferecidos.  Notou-se que a frota de bondes elétricos que transportam milhares de trabalhadores de cidades como São Petersburgo diariamente  são remanescentes da época soviética.
Shoppíng Center - Subúrbio de São Petersburgo - Foto - Jairo
 
Conjunto residencial - subúrbio de São Petersburgo - foto Jairo              

Nas áreas periféricas densamente povoadas de São Petersburgo, contrastando com os conjuntos residenciais, estão às fábricas e os shoppings centers com estilos arquitetônicos arrojados no qual retratam o atual espírito de uma cidade e de um país capitalista que ainda mantém vivo traços socialistas nos monumentos espalhados por todos os cantos. São Petersburgo, portanto, até a Revolução Socialista de 1917, continuou sendo a capital da Rússia. Acontecimentos importantes como a Guerra da Manchúria, contra os japoneses, o Domingo Sangrento em que manifestantes pró-reformas foram fuzilados a mando do Czar Nicolau II, tiveram suas decisões tomadas ou servidas de palco na própria capital. 
De fato a Revolução Socialista Russa se concretizou em outubro de 1917 quando os sovietes em Petrogrado, antiga São Petersburgo, promoveu uma insurreição organizada pelo seu Comitê Militar Revolucionário tendo a frente o representante do partido Bolchevique, Vladinir Lênin. Várias foram às ações tomadas como a nacionalização de empresas e uma intensa reforma agrária. De forma inesperada, em 1924, Lênin faleceu,  a liderança, portanto, do partido Bolchevique passa a ser disputado por Trotsky e Stalin.
Prof. Jairo Cezar









Nenhum comentário:

Postar um comentário