VIGIAR
TORNA NOSSAS ESCOLAS MAIS SEGURAS?
Há
poucos dias um estudante de uma escola pública estadual foi informado de que
haviam sido instaladas câmeras de vigilância nos banheiros da unidade de ensino
onde estuda. Sua resposta, de imediato, foi enfática, verbalizando a seguinte
expressão: Chegou... BBB!!! Cadê o Bial?? Sua resposta foi uma alusão ao nome
de um programa de entretenimento famoso da televisão brasileira, onde pessoas são
confinadas em uma casa por várias semanas e monitoradas por dezenas de câmeras espalhadas
por todos os cômodos. O fato é que os desdobramentos que redundaram na decisão
muitas vezes unilateral de instalação das câmaras nos ambientes escolares, como
banheiros e salas de aulas, foram motivados por episódios como pequenos furtos,
atos de vandalismo e violência entre estudantes e também atingindo professores
(as).
Diante
de situações constrangedoras que estão comprometendo o curso normal do processo
educacional e que são reflexos da atual realidade social repleta de
contradições e injustiças, o corpo gestor das escolas e seus vários
seguimentos, incapacitados ou com dificuldades de enfrentar pedagogicamente os obstáculos,
adotam medidas repressivas e antipedagógicas, instalando câmeras de vigilância
em vários ambientes. A sensação de
segurança trazida por tais equipamentos é apenas aparente, pois não atinge as
reais causas, que estão além dos muros das escolas, isto é, as instâncias de
decisões políticas federais, estaduais e municipais.
Afinal,
quem ganha, quem perde com todo esse desarranjo político que eleva o estado de insegurança
individual e coletiva? É claro que os beneficiados são as poderosas corporações
que fabricam e comercializam equipamentos caros de segurança, que promovem lobbies
nas instâncias de decisões políticas, financiando candidatos favoráveis à
permanência dos atuais quadros de fragilidades dos sistemas de segurança
pública. Quem perde é a própria sociedade, que se sente refém e sua intimidade
invadida, vasculhada por milhares de olhos eletrônicos curiosos, intensificando
a sensação de estar sendo vigiado. Quem se lembra do filme Show de Truman o
Show da Vida, protagonizado pelo ator Jim Carrey. O filme, em resumo, retrata a
vida de um sujeito, pacato, que desde o seu nascimento, sem que soubesse, passou
a viver numa cidade cenográfica e monitorado 24 horas por bilhões de pessoas
espalhadas pelo mundo. Subjetivamente os sistemas de vigilância atuam no campo
comportamental e psíquico dos indivíduos, padronizando atitudes ditas “normais”
e politicamente aceitáveis na lógica do marcado.
E as
escolas, portanto, aproveitando-se do despreparo e da alienação dos seus dirigentes
e profissionais, vem se deixando dominar por um cenário educacional confuso, de
desobediência e rebeldia do corpo discente. É conveniente admitir que tal situação de “instabilidade
comportamental” é agravada devido ao modo como a educação é proporcionada às
crianças e adolescentes no ambiente familiar. São pais e mães despreparos, sem
o mínimo de autoridade com os filhos (as), que quando vão à escola ousam comportarem-se
do mesmo modo, achincalhando, ameaçando moralmente e fisicamente professores quando
tentam fazer valer algumas regras regimentais.
Não
há outro dispositivo para solução dos imbróglios que hora inundam os diferentes
seguimentos da sociedade como os espaços escolares que não seja o diálogo
franco e aberto. Em se tratando de violência, pequenos furtos, consumo de
drogas e outros tantos infortúnios do cotidiano das escolas, é necessário parar
e repensar a escola como um corpo sistêmico, de conexão, envolvendo pais,
professores, estudantes, ministério público, Conselho Tutelar, entre outros. No
entanto, o que se procura fazer nas escolas, são ações eminentemente paliativas
sem abalar as estruturas podres de um sistema, apenas inibir ou postergar patologias
sociais para o futuro. O que se constata é uma espécie de ciclo vicioso
permanente na escola, da falta de projetos ou da sua descontinuidade quando
existem. Na realidade a escola pública ainda está longe de se conceber como pertencente
ao povo, mas sim de um agrupamento de partidos conservadores que as utilizam
para se perpetuar no poder.
O
uso de câmeras de vigilância não seria um desses instrumentos capazes de
postergar os incômodos e também tirar do professor a sua autoridade como
mediador transferindo para um grupo ou comitê o veredicto/sentença baseado em
imagens captadas? George Orwell, autor do livro 1984 e pensador Francês Michel
Foucault, na obra Vigiar e Punir, ambos já alertavam como seria a sociedade do
futuro, cujas pessoas passariam a ser monitoradas, disciplinadas e punidas. Há de se presumir que na tomada de posição
quanto a temas complexos como instalações câmeras de vigilância em ambientes
públicos como escolas, além do momento oportuno para estimular a democracia, seria
imprescindível que se investigasse as legislações em vigor das quais discorrem
sobre o assunto.
É
sabido que ainda são discretas as jurisprudências relativas ao tema, porém,
existem dispositivos na Constituição Federal de 1988; na LDB, lei n.9394/96; no
ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que podem servir de subsídios para
reflexão e tomada de decisão, especialmente quando se pretende instalar câmeras
em ambientes escolares, especialmente banheiros. O Art.
205 da CF diz que “a educação,
direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada
com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu
preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Quando
o artigo disserta sobre o pleno desenvolvimento da pessoa, está se subtendendo
total liberdade de aprendizagem, que não haja nenhuma interferência externa no
processo. Esse princípio parece ser mais esclarecedor no Art. 206, II, da CF onde afirma que “a escola deve ser concebida como
ambiente que garanta a liberdade de aprender,
ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”. Porém, na concepção de muitos especialistas acerca do
assunto, não é exatamente isso que ocorre quando estudantes e demais
profissionais sabem que estão sendo monitorados.
É fato, que partindo desse pressuposto, os movimentos e atitudes
espontâneas adquirem outra conotação, influenciando, portanto, tanto no modo de
ensinar e aprender. Não há qualquer dúvida que o desenvolvimento humano pleno requer
plena autonomia, que se pressupõe liberdade. Por conseguinte, liberdade está na
ausência de vigilância ostensiva. No instante que câmeras são afixadas em
ambientes públicos ou particulares, todos, sem distinção, passam a ser
monitorados, suas intimidades invadidas e expostas ao público.
Embora
o argumento pró-instalação de câmeras esteja fundamentado em pressupostos que é
a segurança do cidadão, constitucionalmente lhe é resguardado o direito de
imagem conforme o Art. 5, X, CF,
onde diz: são invioláveis a intimidade, a vida
privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização
pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. É claro que as imagens coletadas permanecem
armazenadas numa espécie de dispositivo ou memória. Quem garante que rackears
oportunistas não acessar tais dispositivos e se apropriem de tais imagens? Já a
LDB, Lei. N. 9394/96, no seu Art. 3
estabelece com base nos princípios e fins que “a educação é inspirada nos valores
de liberdade e nos ideais de solidariedade humana”.
Na sequência, deve ser realçado também artigos dispositivos
do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que seguindo os fundamentos da
Constituição federal estabelece no seu Art.
17 que “o direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade
física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação
da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos
espaços e objetos pessoais”. Somente esse artigo seria suficiente para
impedir que procedimentos como os que estão adotados nas unidades de ensino das
distintas redes fossem inviabilizados.
É perceptível que a adoção de tecnologias de ponta como
câmaras de monitoramento, bem como a reclusão de marginais e construção de
novos presídios não estão influenciando nas estatísticas de violência pelo Brasil.
E por que será? A resposta para esse cenário de quase guerra civil está no
modelo de sociedade que se adotou, com uma das distribuições de renda mais
desigual e injusta do planeta. Como
se poderia então, superar essa terrível conjuntura social a partir da escola
sem se amparar a artifícios repressivos que em nada contribui para a
humanização dos sujeitos?
Mais uma vez é importante reiterar do engajamento dos pais
(mães) e responsáveis com a educação dos filhos (as). É imperativo eclodir a cultura que ainda
perpetua nas escolas públicas do país cuja sociedade ainda não a vê como
integrante da sua vida. É só prestar
atenção no contingente de pais que as visitam diariamente. Muito pouco diante
da sua dimensão como instrumento de transformação social. O contato permanente propiciaria
o convívio amistoso, a troca de experiências e soluções de adversidades que
hoje estão recaindo para o corpo docente e gestores escolares. É injusto
transferir toda a responsabilidade pelo sucesso e fracasso escolar aos
profissionais da educação. Verdade seja dita, pensar e querer construir uma
escola verdadeiramente transformadora demanda muito mais que preparação e
execução de conteúdos e avaliações.
É recomendável, primeiro, articular o que deve ser ensinado,
sempre ponderando os elementos conflitantes da sociedade como subsídios
integrantes dos currículos. Se a escola é um catalisador das adversidades da
sociedade, não poderá ela se eximir de conduzir para o debate e propor
soluções. Se as escolas carecem de esportes, cultura, de entretenimento para
crianças e jovens, é imprescindível construir tais oportunidades dentro da
escola. E fundamental fortalecer os vínculos interdisciplinares, através da
promoção feiras multidisciplinares, festivais de talentos, eventos esportivos,
manifestações culturais e contraculturais: música, dança, pintura, etc. A
atribuição dada a “pichação” como ato de contravenção, também é uma forma de
manifestação espontânea carregada de significados. É pouco convincente admitir
que criminalizando ou penalizando os autores, tais manifestações deixarão de
ocorrer. Trazer a cultura, as várias manifestações sociais para dentro da
escola e inseri-las nos planos de aulas nos diferentes níveis de ensino são uma
forma de valorizar a história e as diversidades sociais locais.
Quem realmente deveria ser criminalizado é os gestores
públicos, a exemplo o governo do estado, por ser ele o responsável pelo grau de
depredação e abandono das escolas públicas estaduais. Afinal, o que indigna
mais pichação no banheiro, muro, etc. ou dezenas de goteiras e rachaduras que põem
em risco a vida de milhares de estudantes e professores. Quantos governos até
hoje foram processados ou presos por descumprir legislações acerca do não
repasse de recursos para educação; por irregularidades em obras, como ginásios
esportivos; por inúmeras escolas interditadas, entre outros? A resposta é, nenhum.
Que moral, portanto, terão professores e gestores de querer punir
estudantes, pelo fato de os mesmos terem descumprindo regras dos regimentos escolares?
Porém, isso não é justificativa para o total descumprimento das regras nas
escolas. Claro que não. Regras quando construídas coletivamente devem ser
cumpridas. As escolas devem servir de exemplo quanto à ética e gestão
colaborativa para os gestores públicos. Uma gestão colaborativa se constitui de
mediadores de conflitos, que devem ser estimulados na escola. Esses tais mediadores
devem atuar também junto com organizações sociais como associações de moradores
através do compartilhamento de decisões. Tal qual a educação visto como um
processo de longa duração, seu sucesso está ligado à permanência e ao
compartilhamento de um projeto de escola. Não havendo essa permanência e
compartilhamento, os projetos serão concluídos, se transformando em um ciclo
vicioso de um começar constante.
Prof. Jairo Cezar
Muito bom seu artigo. Essa questão em particular, frente a realidade constituída pela "sociedade digital" (que se utiliza de recursos tecnológicos de informação e comunicação nos últimos tempos com muita intensidade) referente ao monitoramento e a vigilância no âmbito da educação, merece mais do que esclarecimentos. Metas para sua correta utilização. Pensar a formação humana neste contexto, é propor junto de toda a comunidade (projetos políticos e pedagógicos) que incentivem a democracia na gestão e planejamento de todas as ações. Além das questões políticas em seus usos, precisamos analisar pedagogicamente. Até porque a educação tem por intenção a humanização do homem em todas as suas dimensões.
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