CAÇA
AO TESOURO, UMA ATIVIDADE RECREATIVA QUE AUXILIA NA APRENDIZAGEM
Durante
o mês de janeiro de 2016 ousamos
desenvolver com um grupo de
quatro crianças a brincadeira do Caça ao Tesouro. Uma experiência
recreativa divertida e instigante, que
além de sua característica interdisciplinar, contribuiu para o desenvolvimento
das habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras de cada participante. O
importante é que essa atividade pode ser desenvolvida nas escolas independente
do tamanho e o número de estudantes envolvendo áreas do conhecimento como
geografia, história, artes, matemática, educação física, ciências, etc. Convém
destacar que a geografia por sua peculiaridade pode assumir o papel de
protagonista no processo, pelo fato da brincadeira ser aplicada em uma área geográfica
específica.
A
escolha do Baln. Morro dos Conventos como ambiente para a aplicação da
brincadeira se deveu por um motivo muito peculiar, os antigos moradores têm no
seu imaginário a compreensão que a região no passado foi visitada por piratas e
que recipientes, “panelas”, contendo moedas de ouro ou prata foram lá
enterradas. Há certa lógica no raciocínio dos habitantes quanto aos tesouros,
isso porque na época da expansão marítima europeia, embarcações espanholas
oriundas do Rio da Prata (Argentina e Uruguai) obrigatoriamente tinham que
cruzar o oceano atlântico, costeando o território catarinense para chegar à
Europa onde o ouro e a prata eram comercializados.
Quem
duvida que alguma dessas embarcações não tenha sido atacada por corsários
piratas que, na posse do mineral, para não serem descobertos, esconderam ou
enterraram alguns desses tesouros no Morro dos Conventos. Um dos lugares
intensamente explorado no passado por aventureiros ávidos por tesouros no morro
dos Conventos foi o interior de uma furna (abrigo sobre rocha) localizada na
base de uma falésia no balneário. A ousadia foi tamanha que os aventureiros
chegaram a utilizar explosivos para remover as pedras na tentativa de encontrar
possíveis panelas ou qualquer objeto valioso.
Tais
ações clandestinas contribuiu para a destruição de todo o acervo arqueológico
existente no local. Essa certeza foi confirmada através da pesquisa realizada
pelo professor Juliano Bitencout na sua pesquisa de doutorado, concluída em
2015, onde identificou a presença de vários sítios arqueológicos no Morro dos
Conventos, cujos mais antigos com datação
que varia entre quatro a cinco mil anos
Tudo
o detalhamento acima foi explanado para
o grupo de crianças, que serviu de preparação, bem como uma maneira interessante
de instigar a curiosidade e a imaginação de ambos. Esse trabalho preparatório
durou cerca de uma semana, tempo necessário
para montagem do projeto que seguiu as seguintes etapas:
1-
Acessar a página do Google Earth e delimitar
a área do Morro dos Conventos onde seria desenvolvida a brincadeira.
|
ACESSAR GOOGLE EARTH E LOCALIZAR O MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ |
|
SITUAR A IMAGEM DO MORRO DOS CONVENTOS |
|
DEPOIS DE SITUADO, RECORTAR UTILIZANDO O DISPOSITIVO PAINT |
2-
Depois de delimitar a área foi recortada e
fotocopiada a área delimitada, que serviu de modelo para a elaboração do mapa.
|
CONFECCIONAR MAPA DA ÁREA DELIMITADA APLICANDO LEGENDA |
|
NA ÚLTIMA PISTA DA CAÇA AO TESOURO, CONFECCIONAR OUTRO MAPA INDICANDO POSSÍVEIS PONTOS DO TESOURO ENTERRADO |
3-
Com o mapa já desenhado, foram elaboradas as
pistas, cujo detalhamento das informações obedeceu todas as peculiaridades dá
área recortada no mapa.
4-
Foram redigidas nove pistas sequenciais,
todas distribuídas em pontos estratégicos do território inserido no mapa.
CAÇA
AO TESOURO
PISTA
1
VOCÊS DEVERÃO PEGAR A RUA
CANELA E SEGUIR NA DIREÇÃO OESTE ATÉ ENCONTRAR A RUA APARADOS DA SERRA. SIGAM EM SENTIDO SUL POR MAIS OU MENOS 300
METROS. VOCÊS CHEGARÃO A RUA VERANÓPOLIS. CAMINHEM EM DIREÇÃO OESTE, POR CERCA
DE 50 METROS, LÁ VERÃO UMA CASA SITUADA NO SENTIDO NORTE. NA FRENTE DA CASA, LADO
ESQUERDO DA RUA, HÁ UM MURO SEPARANDO O CAMPING DA ESTRADA. NO CANTO DO MURO ENCONTRARÃO
UM PACOTINHO CONTENDO DENTRO A PRÓXIMA PISTA DA BRINCADEIRA.
|
1- INÍCIO DA BRINCADEIRA, AS CRIANÇAS OBSERVAM OS MAPA |
|
2- CONFERINDO O QUE DIZ A PISTA COM OS TRASSADOS DO MAPA |
|
3- PROCURANDO A LOCALIZAÇÃO DA SEGUNDA PISTA |
|
4- DESCOBERTA DA PISTA , MOMENTO DE APREENSÃO, QUAL SERÁ A PRÓXIMA PISTA? |
CAÇA
AO TESOURO
PISTA 2
AGORA O CAMINHO FICARÁ UM
POUCO MAIS DIFÍCIL. VÃO ATÉ A RUA CAXIAS, CAMINHEM EM DIREÇÃO OSTE. O LOCAL ONDE
ESTÁ A PRÓXIMA PISTA COSTUMAVAM O GUILHERME E SEU PAI BRINCAREM DE BARRAGEM,
CERCANDO A ÁGUA COM AREIA, QUE DEPOIS TRANSBORDAVA. NESSE LOCAL ESTÁ ENTERRADO OUTRO RECIPIENTE CONTENDO DENTRO A PRÓXIMA PISTA. PEGUE E LEIAM.
|
5- LEITURA DA SEGUNDA PISTA - TODAS (O) ATENTAS (O) NOS DETALHES DA ESCRITA |
|
6- LOCALIZAÇÃO DA PISTA SEGUINTE, NECESSIDADE DO USO DO MAPA |
|
7- TODOS TROCAM INFORMAÇÕES SOBRE OS DETALHES DESCRITOS NA PISTA |
|
8- O GRUPO AINDA SENTE UM POUCO DE DIFICULDADE NA LEITURA DO MAPA |
CAÇA
AO TESOURO
PISTA
3
ENCONTRANDO A PISTA 3,
DEVERÃO SUBIR AS ESCADAS QUE LEVAM A PONTE DO HOTEL. SIGAM PELA RUA ATLÂNTICA
EM DIREÇÃO SUL. CAMINHANDO ALGUNS METROS, ENCONTRARÃO O COMEÇO DA RUA PASSO
FUNDO. PERMANEÇAM NA RUA ATLÂNTICA ATÉ
CHEGAR A UM GRAMADO ONDE TERÃO UMA VISÃO GERAL DA PRAIA DO MORRO
DOS CONVENTOS. NO LADO ESQUERDO DO GRAMADO IRÃO VISUALIZAR UMA VARA FIXADA NA TERRA CONTENDO NA PONTA UM PANINHO VERMELHO AMARRADO. ARRANQUE-A E RETIRE DE DENTRO UM PAPEL COM A PRÓXIMA PISTA.
|
9- LOCALIZAÇÃO DA PRÓXIMA PISTA - GRUPO SENTEM DIFICULDADES QUANTO AOS PONTOS CARDEAIS E DIREITA E ESQUERDA |
|
10 - CADA VEZ MAIS O GRUPO VAI SE FAMILIARIZANDO COM O MAPA |
|
11- O GRUPO AINDA PROCURA AGIR INDIVIDUALMENTE, DIFICULTANDO AS AÇÕES |
|
12- DESCOBERTA DA PISTA SEGUINTE |
CAÇA
AO TESOURO
PISTA 4
O QUE ESTÃO ACHANDO DA BANDEIRINHA? JÁ
ESTÃO CANSADOS? CLARO QUE NÃO! VAMOS ENTÃO PARA A PRÓXIMA PISTA. SIGAM A RUA ATLÂNTICA SENTIDO
NORTE, VIREM A ESQUERDA PEGANDO A RUA PASSO FUNDO DIREÇÃO OESTE, CAMINHEM
ALGUNS METROS E SIGAM PELA RUA CRICIÚMA SENTIDO NORTE, ATÉ ENCONTRAR A RUA
CAXIAS. CAMINHEM POR ESTA RUA SENTIDO OESTE. CHEGANDO A RUA APARADOS DA SERRA DOBREM A ESQUERDA SENTIDO SUL. NO MAPA REPRESENTADO POR UM DESENHO EM FORMA DE
SOL ESTÁ ENTERRADA EM BAIXO DO PÉ DE AMOREIRA UMA LATINHA CONTENDO A PRÓXIMA
PISTA.
|
13- O GRUPO JÁ DEMONSTRA UMA CERTA INTEGRAÇÃO NO DESEMPENHO DAS TAREFAS |
|
14- ESSA ETAPA TEVE UMA CERTA DEMORA PELO FATO DE NO LOCAL HAVER MAIS DE UM PÉ DE AMOREIRA |
|
15- O GRUPO TEM UM CERTO DESENTENDIMENTO, POIS NÃO TINHA SIDO DEFINIDO QUEM LERIA AS PISTAS |
|
16- RAPIDAMENTE FOI RESOLVIDO O PROBLEMA, ONDE FICOU DEFINIDO A SEQUÊNCIA DA LEITURA DAS PISTAS |
CAÇA
AO TESOURO
PISTA 5
ESTÃO IRRITADOS? CANSADOS?
QUEREM CONTINUAR OU DESISTIR? NÃO? ENTÃO CONTINUEMOS. OBSERVEM MAIS UMA VEZ O MAPA E
VEJAM ONDE VOCÊS ESTÃO SITUADOS. EM FRENTE DO RESTAURANTE CESA, É MESMO? PEGUEM
OUTRA VEZ A RUA APARADOS DA SERRA E CAMINHEM EM SENTIDO NORTE ATÉ O PONTO
REPRESENTADO POR UM TRIÂNGULO DESENHADO NO MAPA. AGORA VIREM À ESQUERDA SEGUINDO A RUA VERANÓPOLIS SENTIDO OESTE. DEPOIS DE CAMINHAR POR CERCA DE 100
METROS, VIRE À DIREITA E SIGAM PELA RUA MARGEADA A ESQUERDA POR UMA
FLORESTA. NA ESQUINA, LADO DIREITO, OBSERVARÃO UMA CASA DE COR BRANCA. SIGAM EM FRENTE ATRAVESSANDO A RUA VACARIA. CAMINHEM POR MAIS VINTE PASSOS E
ENCONTRARÃO NO LADO ESQUERDO DENTRO DE UM SACO PLÁSTICO OUTRO PAPEL CONTENDO A
PRÓXIMA PISTA.
|
17- LEITURA DA PRÓXIMA PISTA - AS CRIANÇAS OUVIAM ATENTAMENTE |
|
18- MAIS UMA VEZ A PRESENÇA DO MAPA FOI FUNDAMENTAL |
|
19- GRUPO AINDA POUCO ATENTO AO MAPA |
|
20- PARA SOLUCIONAR AS DÚVIDAS, O MAPA FOI COLOCADO NO CHÃO E OBSERVADO ATENTAMENTE O QUE ESTAVA DESCRITO NA PISTA |
CAÇA
AO TESOURO
PISTA 6
AGORA CONTINUEM CAMINHANDO POR ESTA MESMA RUA SEGUINDO EM SENTIDO NORTE E SUBAM UM PEQUENO MORRO. CHEGANDO À RUA
CANELA VOCÊS VERÃO UMA CAIXA D’ÁGUA À ESQUERDA. APROXIMEM-SE DELA E LEIAM
AS DICAS ESCRITAS EM UM PAPEL COLADO NA PAREDE DA CAIXA.
INFORMAÇÃO
NA PAREDE DA CAIXA D’ÁGUA.
CONTINUEM CAMINHANDO POR
ESTA RUA EM SENTINDO NORTE ATÉ CHEGAR A RUA TURVO. NA ESQUINA À DIREITA DA RUA TURVO ENCONTRARÃO EM BAIXO DE UMA PEDRA DICAS SOBRE OS PRÓXIMOS PASSOS À SEGUIR.
|
21- ATENÇÃO ESPECIAL AO QUE ESTÁ DESCRITO NAS PISTAS É FUNDAMENTAL NA CAÇA AO TESOURO |
|
22- MAIS UMA VEZ O MAPA SE TRANSFORMOU EM FERRAMENTA IMPORTANTE NA BRINCADEIRA |
|
23- ATÉ ESSE MOMENTO POUCAS FORAM AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO GRUPO |
|
24- JÁ PRÓXIMO DO MEIO DIA, O GRUPO FAZ A PRIMEIRA PAUSA, CUJO RETORNO FOI ÀS 14 HORAS |
CAÇA
AO TESOURO
PISTA 7
FALTAM APENAS TRÊS PISTAS
PARA CONCLUIR A GRANDE AVENTURA. VEJAM OUTRA VEZ NO PAPA O NOME DA RUA ONDE VOCÊS ESTÃO
PARADOS. SIGAM EM SENTIDO LESTE ATÉ ENCONTRAR A RUA CRICIÚMA. VIREM A
ESQUERDA SENTIDO NORTE E CAMINHEM POR CERCA DE 500 METROS. LÁ ENCONTRARÃO
UMA CONSTRUÇÃO QUE GUIA AS EMBARCAÇÕES QUE NAVEGAM PELAS ÁGUAS DO OCEANO ATLÂNTICO. VÃO ATÉ
O PORTÃO DA ENTRADA. UM DE VOCÊS, NA FRENTE DO PORTÃO, FICARA COM OS OLHOS POSICIONADOS EM SENTIDO LESTE.
ABRA OS BRAÇOS. A PRÓXIMA PISTA ESTA SITUADA NA PARTE BAIXA DO MURO SENTIDO SUL.
|
25- ALGUMAS PISTAS FORAM ENCONTRADAS SEM O USO DO MAPA. |
|
26- O GRUPO É BEM FAMILIARIZADO COM O TERRITÓRIO ONDE FOI REALIZADA A BRINCADEIRA |
|
27- INÍCIO DA SEGUNDA ETAPA DA BRINCADEIRA |
|
28- GRUPO PROCURANDO A PRÓXIMA PISTA NO ENTORNO DO FAROL, UM DOS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DO MORRO DOS CONVENTOS |
CAÇA
AO TESOURO
PISTA 8
VOCÊS ESTÃO GOSTANDO OU JÁ
QUEREM DESISTIR DA BRINCADEIRA? PENSO QUE QUEREM
CONTINUAR. ENTÃO VAMOS LÁ. SIGAM NOVAMENTE À RUA CRICIÚMA SENTIDO SUL. QUANDO
CHEGAR À ESQUINA COM A RUA TURVO, VIREM À ESQUERDA E SIGAM PELA RUA ATLÂNTICA.
VÃO ATÉ O LOCAL ONDE OCORREM OS SALTOS DE PARAPENTES. SUBAM O MURO E FIQUEM DE
FRENTE PARA O SOL POENTE. A ESQUERDA VOCÊS IRÃO VER UMA LIXEIRA. BEM PRÓXIMO DA LIXEIRA TEM
UMA ÁRVORE COM UM SAQUINHO AMARRADO EM UM DOS GALHOS. ABRAM E ENCONTRARÃO A
PRÓXIMA PISTA.
|
29- ENCONTRADO PAPEL COM A PISTA, O GRUPO AGORA, SORRIDENTES, LEEM A PRÓXIMA PISTA |
|
30- MAIS UMA VEZ O MAPA TORNOU-SE FERRAMENTA IMPORTANTE PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS |
CAÇA
AO TESOURO
PISTA 9
DEPOIS DESSA PISTA FALTARÁ
APENAS UMA. ENTÃO, TENHAM UM POUQUINHO MAIS DE PACIÊNCIA. CONTINUEM SEGUINDO
PELA RUA ATLÂNTICA VIRANDO À DIREITA. CAMINHEM PELA RUA VACARIA ATÉ CHEGAR À RUA
CRICIÚMA. NA RUA CRICIÚMA SIGAM EM DIREÇÃO NORTE. OLHEM OUTRA VEZ O MAPA ONDE VERÃO UM DESENHO DE UM PIRATA. NO LOCAL ESTÁ A PRÓXIMA E ÚLTIMA PISTA. É SÓ
PEGAR E LER, É A ÚLTIMA. ESTÁ NA HORA DE SABER ONDE ESTÁ ENTERRADO O BAU COM
OS TESOUROS DEIXADOS PELOS ANTIGOS PIRATAS QUE VISITARAM O MORRO DOS CONVENTOS
NO PASSADO. PARA DIFICULTAR UM POUQUINHO, OBSERVEM O MAPINHA QUE ESTÁ ENROLADO E SIGAM TODAS AS DICAS.
|
31- O DESENHO NO MAPA APONTADO É O LOCAL ONDE ESTÁ A PRÓXIMA PISTA |
|
32- OS PONTOS CARDEAIS INDICADOS NO MAPA FORAM IMPORTANTES PARA SE LOCALIZAREM NO TERRITÓRIO |
|
33- GRUPO SENTE MUITA DIFICULDADE NESSA ETAPA |
|
34- POR INÚMERAS VEZES O GRUPO TEVE QUE SE REUNIR E CONSULTAR O MAPA PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA |
|
35- FORAM NECESSÁRIOS QUASE 15 MINUTOS PARA ENCONTRAR A PISTA CONTENDO OUTRO MAPINHA |
|
36- A SOLUÇÃO ENCONTRADA NESSA ETAPA FOI SE SEPARAREM, ONDE CADA UM EXPLOROU UM PEQUENO PEDAÇO DO TERRITÓRIO |
|
37- ETAPA CONCLUÍDA, ENFIM O GRUPO DESCOBRE A PRÓXIMA PISTA |
|
38- DEPOIS DE MUITA INSISTÊNCIA, TODOS CORREM DEMONSTRANDO SATISFAÇÃO POR TER ENCONTRADO A PISTA |
|
39- O GRUPO AGORA TERÁ QUE SEGUIR AS PISTAS INDICADAS NO MAPINHA |
|
40- O MONITOR DA BRINCADEIRA AUXILIA O GRUPO NA LEITURA DA PISTA |
|
41- CONCLUÍDA A LEITURA, É O MOMENTO DE SABER EM QUAIS DAS PISTAS INDICADAS NO MAPA ESTÁ ENTERRADO O TESOURO |
|
42- PRIMEIRA PISTA ENCONTRA - NÃO HAVIA TESOURO |
|
43- SEGUNDA PISTA ENCONTRADA - GRUPO DEMONSTRA MUITA ANSIEDADE EM QUERER ENCONTRAR RAPIDAMENTE O TESOURO |
|
44- NESSA PISTA, O RECIPIENTE DESENTERRADO CONTINHA APENAS PEDRA |
|
45- MAIS UMA VEZ O GRUPO CONSULTA O MAPINHA COM AS PISTAS |
|
46- DESCOBERTA DE MAIS UM RECIPIENTE ENTERRADO QUE NÃO CONTINHA NENHUM TESOURO. |
|
47- FALTAVA AGORA A ÚLTIMA PISTA, PORTANTO, É O MOMENTO DE SABER QUE TESOURO IRÃO ENCONTRAR |
|
48- MOMENTO DE APREENSÃO E EMOÇÃO DO GRUPO |
|
49- COMPONENTE DO GRUPO TEM DIFICULDADE PARA DESENTERRAR O RECIPIENTE COM TESOURO |
|
50- ENFIM CONSEGUEM DESENTERRAR O RECIPIENTE COM O TESOURO |
|
51- O GRUPO NÃO CONSEGUE ESCONDER A EMOÇÃO E ANSIEDADE EM QUERER ABRIR O RECIPIENTE E REVELAR O QUE HÁ DENTRO |
|
52- MOMENTO DA ABERTURA DO RECIPIENTE |
|
53- O (S) TESOURO (OS) ENCONTRADOS FORAM QUATRO LIVROS CUJAS HISTÓRIAS TRATAVAM SOBRE O TEMA DA BRINCADEIRA |
|
54- CADA COMPONENTE DO GRUPO RECEBE O TESOURO - É O MOMENTO DE LER AS DEDICAÇÕES ESCRITAS PELO MONITOR |
|
55- ABERTURA DO PACOTES E LEITURA DAS DEDICATÓRIAS |
|
56- GRUPO ANALISA ATENTAMENTE OS TESOUROS RECEBIDOS |
5- Com o uso de uma trena de cinco metros, realizou-se a medição de uma rua contendo (85 metros), cuja metragem real foi convertida em centímetros, que de acordo com a escala foi de aproximadamente 1:15 m ou 1:1500 cm.
|
57- (TRENA PARA MEDIR) UM DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA MONTAGEM DA BRINCADEIRA |
6- Em outra rua foram medidas as distâncias em centímetros dos passos das crianças, 65 cm e 70 cm, pois em algumas pistas solicitavam que ambas percorressem distâncias de 50, 100 e 500 m (metros).
7- Concluída a confecção dos mapas, era o memento de escolher o tesouro ou tesouros a serem oferecidos aos participantes e que deveriam estar depositados no interior do baú ou panelas enterrados.
8- A ideia inicial era presenteá-los com moedas, uma representação original inspirada produções cinematográficas como Piratas do Caribe (Caça ao Tesouro) entre outros.
9- A proposta definitiva de tesouro foi presenteá-los com o livro O Tesouro da Serra do Bem-Bem, do escritor catarinense Flávio José Cardoso.
|
58- TESOURO RECEBIDO POR CADA COMPONENTE DO GRUPO QUE PARTICIPOU DA BRINCADEIRA |
10-
Cada criança teve como tarefa realizar a
leitura do conto, discutir entre ambos, e responder o suplemento de leitura que acompanhava a
obra.
|
59- DEPOIS DE LIDA A OBRA CADA UM(A) TEVE QUE RESPONDER AS QUESTÕES DO SUPLEMENTO DE LEITURA |
|
60- A OBRA DO LIVRO FOI DEBATIDA ENTRE AMBAS (OS) |
|
61- O GRUPO NÃO SENTIU DIFICULDADE EM RESPONDER O SUPLEMENTO |
11-
Finalizando as etapas que resultaram na
descoberta do tesouro, avaliação da brincadeira, leitura do conto, discussão e
responder as questões do suplemento era
o momento de representar as etapas da brincadeira em uma maquete.
12-
Duas pranchas de isopor, 50cm x 100cm foram
empregadas na montagem da maquete.
13-
Todas as casas foram confeccionadas
utilizando pedaços de isopor e outros materiais reciclados ou encontrados na
natureza.
|
61- DEPOIS DE CONCLUÍDA AS ETAPAS, O GRUPO, COM A AJUDA DO MONITOR, INICIARAM A CONFECÇÃO DA MAQUETE |
1
|
62- PARA A CONFECÇÃO DA MAQUETE FORAM NECESSÁRIOS DUAS PLACAS DE ISOPOR |
|
63´- NA MONTAGEM DA MAQUETE O GRUPO DEMONSTROU MUITA SATISFAÇÃO |
|
64- A MAQUETE NÃO FOI AINDA CONCLUÍDA POIS AS FÉRIAS ACABARAM E CADA UM TEVE QUE RETORNAR PARA SUAS CIDADES (CAXIAS DOS SUL E TAIÓ) |
|
65- ALGUNS DOS ELEMENTOS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DA MAQUETE |
4- Tinta guache, estiletes, canetas coloridas, tesouras, réguas, cartolina, papel A-4 foram utilizados na confecção da maquete.
Procedimentos
Por
ser o grupo constituído de crianças com idades entre 9 e 12 anos e cuja área de
abrangência da brincadeira foi aproximadamente atingiu uma área de 615 m de comprimento e 410 m de largura, que
totalizaram aproximadamente 25.000 metros quadrado e distâncias percorridas próximas
a quatro quilômetros, foi decidido que a brincadeira ocuparia um dia inteiro.
Além do mais, mesmo as crianças tendo
certa familiaridade com a geografia do local estabelecido para a
brincadeira, a presença de um monitor se constitui como imprescindível,
auxiliando-os nas dificuldades enfrentadas, especialmente na interpretação das pistas
e do mapa.
Por ser a brincadeira
de caráter educativa e com a intenção de avaliar o desempenho individual e do
grupo no cumprimento das etapas da caça ao tesouro, foram utilizadas máquinas
fotográficas e filmadoras cujas imagens deverão ser exibidas para o grupo para
que cada um avalie sua performance e as dificuldades enfrentadas durante a brincadeira.
ESTA ATIVIDADE NÃO ESTÁ CONCLUÍDA. AGUARDEM.
Nossa! Que legal!!! Parabéns pela atividade!
ResponderExcluir